Topo

Olhar Olímpico

Derly quer mesa redonda na Câmara para discutir situação do COB

Demétrio Vecchioli

06/10/2017 16h09

Se o Conselho Nacional do Esporte (CNE) ignorou a prisão do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, e a suspensão da entidade pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o deputado João Derly (Rede-RS), atleta olímpico, quer debater a situação. Nesta quinta-feira ele apresentou à Comissão de Esporte, da qual é membro, um requerimento solicitando a realização de uma mesa redonda.

Derly já havia conseguido a aprovação de um requerimento convidando Nuzman a se explicar após a primeira fase da Operação Unfair Play, deflagrada pela Polícia Federal exatamente há um mês. O requerimento foi aprovado na comissão na semana seguinte, mas Nuzman nunca respondeu ao convite. Havia a expectativa de que ele aproveitasse o espaço para se pronunciar sobre as investigações.

Agora, sabendo que essas possibilidade está cada vez mais restrita, Derly até listou Nuzman em seu requerimento, convidando-o para a mesa redonda, mas junto com outros nomes. Pelo requerimento, também seriam convidados à mesa Paulo Wanderley, vice-presidente do COB e primeiro da linha sucessória de Nuzman, o ministro do Esporte Leonardo Picciani, o presidente da Comissão de Atletas do COB, Tiago Camilo, e presidentes de confederações esportivas.

"Cabe a esta Comissão do Esporte examinar essa situação e debater formas de melhoria na gestão de recursos e na governança do Comitê Olímpico do Brasil, a entidade máxima do esporte olímpico brasileiro, uma vez que há recursos públicos investidos na entidade", argumentou Derly no documento.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.