Topo

Olhar Olímpico

Crivella nomeia Patricia Amorim e mais 39 em nova pasta de legado olímpico

Demétrio Vecchioli

06/10/2017 12h41

Conforme já era esperado, a ex-presidente do Flamengo Patrícia Amorim é mesmo a nova subsecretária de Legado Olímpico, pasta criada na segunda-feira pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB). A antiga subsecretária de Esporte e Lazer foi nomeada nesta sexta-feira, junto com mais 39 pessoas, entre elas o irmão mais velho de Daniele e Diego Hypolito.

As competências da subsecretaria, ligada à Casa Civil, serão publicadas no prazo de trinta dias a contar de segunda-feira, quando ela foi criada. Desde já, sabe-se que ela vai cuidar da Arena Carioca 3, a única do Parque Olímpico da Barra que não foi cedida à Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), ligada ao Ministério do Esporte, o Parque Radical de Deodoro e o Parque Madureira.

Este último sempre foi tratado como um dos legados dos Jogos na zona Norte da cidade, ainda que não tenha sido utilizado como equipamento de competição na Olimpíada. Lá ficou um dos boulevares olímpicos – o outro ficou no centro. O parque agora será chamado "Parque Madureira +20"

Patrícia Amorim era considerada favorita a ficar com o posto. Ela vinha sendo sido a principal responsável por cuidar das coisas relativas ao legado olímpico, ainda que, as responsabilidades estivessem pulverizadas em diversos órgãos municipais.

A subsecretaria chega para organizar o vinha sendo caracterizado como uma "bagunça". Mas isso vai ter um custo. Só Amorim terá oito assessores ou auxiliares. Na "Gerência de Equipamentos Olímpicos", além do gerente, trabalharão outros 10 assessores.

Considerando também as diretorias de Parque Radical de Deodoro, Parque Madureira Rio+20, Arena 03,  Eventos Esportivos,  Análise de Despesas e Acompanhamento de Contratos e Convênios, são mais 20 cargos comissionados, perfazendo um total de 40.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.