Topo

Olhar Olímpico

Atletas defendem investigações, mas não cobram saída de Nuzman

Demétrio Vecchioli

05/10/2017 18h24

Depois de um dia em que a maior parte dos principais atletas brasileiros em atividade se esquivou de falar com a imprensa ou emitir opiniões públicas, a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) encerrou o silêncio e falou por eles. Em um texto conservador, eles disseram apoiar as operações, mas se abstiveram de defender a saída de Nuzman do cargo de presidente do COB.

Na cara, os atletas dizem que não devem fechar o olho para o que é ilício e que é dever deles "proteger e preservar o bom funcionamento do país". Mas eles pedem que seja separada a instituição (COB) do seu presidente, Carlos Arthur Nuzman. Eles afirmam que não gostariam que a Olimpíada do Rio seja lembrada pelos escândalos, mas pelo desempenho e pelas conquistas dos atletas brasileiros.

A comissão tem como presidente do judoca Tiago Camilo e como vice-presidente a pentatleta Yane Marques. Entre os 19 integrantes ainda estão Arthur Zanetti, Baby Futuro, Bruno Mendonça, Duda (do handebol), Emanuel Rego, Emerson Duarte, Fabi, Fabiana Murer, Fabiano Peçanha, Hugo Hoyama, Hortência, Isabel Clark, Isabel Swam, Iziane, Marcelinho Machado, Poliana Okimoto e Thiago Pereira.

Leia a carta:

A Comissão de atletas do Comitê Olímpico do Brasil, vem através desse documento expressar total apoio às operações que buscam transparência na gestão das entidades esportivas brasileiras. Não devemos fechar os olhos para o ilícito e é nosso dever como qualquer cidadão brasileiro, proteger e preservar o bom funcionamento do nosso País. Gostaríamos também fosse separado a instituição (COB), do Sr. Carlos Arthur Nuzman e que fique à cargo da Polícia Federal e Justiça brasileira fazerem toda denúncia, investigação e condenação de seus atos praticados. Gostaríamos ainda, que os Jogos do Rio 2016 não sejam lembrados somente por esse escândalo ou outro problema qualquer, mas sim pelo desempenho e pelas conquistas dos atletas brasileiros nas arenas e ginásios olímpicos. Isso deve ser o nosso legado para as crianças e uma prova que o esporte sempre será um dos melhores caminhos para o desenvolvimento humano.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.