Topo

Olhar Olímpico

Após matéria do UOL, Câmara convida Picciani para debater cortes

Demétrio Vecchioli

04/10/2017 21h49

Usando como base uma reportagem publicada pelo Olhar Olímpico no último dia 19 de setembro, a Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o convite ao ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), para debater a previsão de cortes de até 87% no orçamento dos programas do Ministério do Esporte para 2018 na comparação com 2017.

Há três semanas, o UOL publicou que a primeira versão da Lei Orçamentária Anual (LOA) enviada por Temer à Câmara tinha cortes profundos em todos os programas do esporte, incluindo a Bolsa Atleta. Só este programa custa anualmente cerca de R$ 140 milhões, mas a previsão para 2018 é que o ministério só possa gastar R$ 70 milhões. Como o Olhar Olímpico explicou – vale a pena reler – com esse orçamento ou o Bolsa Atleta é modificado, ou acaba.

Após a repercussão da matéria, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) apresentou requerimento à Comissão de Esporte para debater "o orçamento do Ministério do Esporte previsto para 2018, especialmente aos recursos destinados ao programa Bolsa Atleta". Na justificação, Hamm copiou e colou a reportagem do blog.

O requerimento foi subscrito pelo deputado João Derly (Rede-RS) e convida ao debate o ministro Picciani e representantes do  Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Conselho Nacional de Atletas (CNE).

Hamm aproveitou a ocasião para convidar dois atletas para também participarem da audiência. Os dois, ambos paraolímpicos, são gaúchos como o deputado.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.