Topo

Olhar Olímpico

Comissão da Câmara vota na quarta convite para Nuzman se explicar

Demétrio Vecchioli

11/09/2017 16h55

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados deve levar a votação na próxima quarta-feira um requerimento do deputado João Derly (Rede-RS), bicampeão mundial de judô, para que Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Rio-2016, se explique. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de atuar para comprar votos na escolha da sede dos Jogos de 2016.

"Quando estourou o escândalo da Fifa, nós convocamos o Marco Polo del Nero e ele rapidamente veio à Câmara para falar conosco. É um procedimento para ouvir o que se tem a dizer, esclarecer o que a operação da Polícia Federal está fazendo. A gente quer ouvir o que o Nuzman tem a dizer", explicou Derly ao Olhar Olímpico.

O requerimento foi apresentado nesta segunda-feira e já consta na pauta da próxima Reunião Deliberativa Ordinária, marcada para as 14h da próxima quarta. De acordo com Derly, o tema deve ser aprovado sem maiores complicações. Se Nuzman demonstrar interesse em se explicar – assim como aconteceu com Del Nero – uma audiência pode ser marcada já para a quarta-feira da semana que vem.

Questionado pelo blog a respeito da possibilidade de implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o COB e as confederações que recebem recursos públicos, como defendido por outros parlamentares, Derly deixou claro que ainda não tem uma posição definida.

"Não sei se a gente vai ter força, se é necessário nesse momento algum tipo de CPI. Acho que a gente tem que começar a investigar mais a fundo, aprofundar no tema, nos gestores esportivos. Talvez possa ser em seguida um caminho. Tem alguns deputados que têm falado de CPI, mas não sei se já cabe uma CPI neste momento."

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.