Topo

Olhar Olímpico

Avancini é 4º no Mundial e dá ao Brasil seu melhor resultado no ciclismo

Demétrio Vecchioli

09/09/2017 12h42

Há alguns anos Henrique Avancini vem obtendo feitos importantes para o ciclismo brasileiro. Faltava, porém, brilhar em uma grande competição. Agora não falta mais. Neste sábado, ele foi quarto colocado no Mundial de Mountain Bike, disputado em Cains, na Austrália. O resultado é, de longe, o melhor já obtido por qualquer brasileiro em um evento de ciclismo deste porte. Até então, os destaques eram o nono lugar de Avancini no Mundial Júnior de 2006 e o 22º no Mundial do ano passado.

"O resultado pode até ser histórico…Porém, o mais complexo até aqui não foi andar nesse nível, mas sim o caminho que percorri. Foi uma baita jornada. É verdade que passei – e passo – por muitas dificuldades como atleta num país que ainda engatinha na cultura esportiva, mas tenho encontrado pessoas no meu caminho que são oportunidades divinas pra minha vida em geral", postou Avancini no Facebook, comemorando o resultado.

No mountain bike, a ordem de largada é definida a partir do ranking mundial, o que torna o feito de Avancini ainda mais impressionante. Afinal, ele largou na 13ª colocação e foi ganhando posições para pedalar a maior parte da prova entre os cinco primeiros colocados.

Avancini completou o Mundial apenas pouco mais de um minuto atrás do campeão, o suíço Nino Schurter, o líder do ranking mundial. A prata foi para Jaroslav Kulhavy, da República Tcheca, e o bronze para outro suíço, Thomas Litscher. Aliás, a Suíça colocou cinco ciclistas entre os 12 primeiros colocados.

O Brasil só teve um outro representante, Luiz Henrique Cocuzzi, que não completou a prova após sofrer uma queda. Curiosamente, foi Cocuzzi que venceu o Campeonato Brasileiro, disputado há pouco mais de um mês, no Espírito Santo.

Isso não significa que Avancini, que é atleta da equipe de fábrica da Cannondale, não viesse em boa fase. No mês passado, ele foi 10º colocado em uma etapa da Copa do Mundo, melhor resultado da história do país em um evento deste nível.

No feminino, o Brasil também conquistou um resultado histórico no Mundial, com Raiza Goulão terminando na 14ª colocação. O pódio teve Suíça, Grã-Bretanha e França. A brasileira é a 15ª do ranking mundial. No ano passado, ela ficou em 23º lugar no Mundial.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.