Topo

Olhar Olímpico

'Parça' de Neymar, Riner assina com o PSG para buscar 8º título mundial

Demétrio Vecchioli

01/09/2017 12h06

(Divulgação)

Se Neymar vai comandar a seleção brasileira em busca do hexa, um novo colega de clube dele tem tudo para se tonar octacampeão mundial, agora defendendo o PSG. Amigo do brasileiro, o francês Teddy Riner foi anunciado nesta sexta-feira como novo reforço do Paris Saint-Germain, seu clube do coração. No sábado, ele disputa a categoria peso pesado no Mundial de Judô de Budapeste em busca de seu oitavo título.

Ainda que de modalidades distintas e de países diferentes, Riner é mais um dos tantos "parças" famosos de Neymar, como o britânico Lewis Hamilton e o norte-americano Stephen Curry. Na Olimpíada, o francês publicou um vídeo em suas redes sociais no qual o brasileiro, deitado em um sofá, deseja sorte ao "irmão" Riner.

Já no mês passado, quando o PSG anunciou a contratação de Neymar, foi o judoca a gravar um vídeo, agradecendo o craque brasileiro por estar realizando um sonho e desejando a ele boas-vindas a Paris. Agora, porém, os dois não só moram no mesmo país e na mesma cidade, mas defendem o mesmo clube.

No início da semana, o jornal francês L'Equipe já havia noticiado o acerto, que nesta sexta-feira foi confirmado pelo PSG. Em entrevista ao site do clube, Riner lembrou que começou a praticar judô no próprio PSG, clube pelo qual torce. "Eu sou um filho do Paris Saint-Germain", garantiu.

Diferente dos clubes portugueses e do Barcelona, por exemplo, que têm equipes de diversas modalidades, o PSG até agora só investia no futebol e no handebol. A contratação de Riner é a abertura de portas para o judô. "É importante um esporte tão popular como o judô esteja associado com os mesmos valores que Paris Saint-Germain. Quando me pediram para voltar para casa, eu imediatamente concordei", contou Riner.

No sábado, Riner é mais uma vez favorito ao título mundial. Invicto desde uma polêmica derrota para um japonês, em Tóquio, na última vez que a categoria absoluto foi disputada em Campeonato Mundial, em 2010, o francês tem tudo para chegar ao octacampeonato. Para isso, deve mais uma vez enfrentar o brasileiro Rafael Silva, já que os dois estão do mesmo lado da chave e, se vencerem seus primeiros confrontos, precisam obrigatoriamente se encontrar nas quartas de final. Líder do ranking mundial (só porque Riner participa de poucos eventos), David Moura está do outro lado da chave e só pegaria Riner em uma eventual final.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.