Topo

Olhar Olímpico

Atletismo apela para Alckmin não demolir estádio do Ibirapuera

Demétrio Vecchioli

31/08/2017 14h00

(Rodrigo Capote/Folhapress)

Depois de um mês de inércia, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) enfim se pronunciou sobre a provável demolição do Estádio Ícaro de Castro Mello, principal palco da modalidade no país. Já admitindo que "o quadro parece irreversível", a entidade enviou carta ao secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, pedindo que a possibilidade seja revista.

"A cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo. Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do estado de São Paulo seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João do Pulo, estariam chorando por essa decisão", escreve Antonio Fernandes,o Toninho, presidente da CBAt.

No último dia 25 de julho, o Governo do Estado de São Paulo lançou um edital de chamamento público para receber sugestões a respeito de um futuro edital, a ser lançado provavelmente no primeiro semestre do ano que vem, aí sim para conceder o Complexo Esportivo do Ibirapuera à iniciativa privada.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem vendido o projeto como sendo a solução para o Ginásio do Ibirapuera, que de fato precisa passar por reformas para se adequar ao que exige o mercado atualmente e sequer tem ar-condicionado. Só que, para tornar a concessão mais atraente para investidores, o governo incluiu no pacote todo o complexo, que ainda conta com um parque aquático recentemente reformado e apto a receber competições internacionais e um ginásio menor. Quem ganhar a concessão pode fazer o que bem entender com os terrenos, em uma área valorizadíssima da capital paulista.

A situação é parecida com a Estádio Célio de Barros, que seria demolido para se tornar estacionamento do Maracanã. Mas, na época das manifestações de julho de 2013, que tomaram as ruas do país, o então governador Sérgio Cabral, hoje preso, voltou atrás da decisão e conseguiu preservar parte do Célio de Barros, que nunca mais foi reaberto.

O Ícaro de Castro Mello, que por muitos anos foi sede dos principais eventos de atletismo do país, atualmente não pode receber competições. Há cerca de dois anos, uma grua colocada sobre a pista a afundou. Depois disso, a pista, então novinha em folha, nunca foi reparada. Os eventos da CBAt passaram a ser realizados na Arena Caixa, construída em São Bernardo do Campo (SP). Entre eles, o Troféu Brasil e o GP Brasil de Atletismo.

Em nota, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude disse que "não é correto afirmar que qualquer equipamento no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães será demolido, uma vez que os estudos para modernização sequer foram apresentados, bem como as audiências públicas sequer foram iniciadas".

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.