Topo

Olhar Olímpico

Sem último ouro, Bolt ganha pedaço da pista em sua despedida do atletismo

Demétrio Vecchioli

13/08/2017 17h50

(John Sibley/Reuters)

Usain Bolt fez, neste domingo, sua despedida do atletismo. Um dia depois de sentir câimbras na perna esquerda e cair na pista na reta final do revezamento 4x100m, encerrando sua carreira no chão, desolado, ele voltou ao Estádio Olímpico de Londres para ser homenageado. Deu uma última volta olímpica e foi presenteado com um pedaço da pista na qual ganhou três ouros olímpicos nos Jogos de 2012.

Se diversas vezes na carreira Bolt se abraçou à bandeira jamaicana e caiu nos braços da torcida ao dar suas voltas olímpicas, dessa vez o astro estava visivelmente contido. Não saiu em nenhum momento da pista e nem abriu seus tradicionais sorrisos. Parecia inconformado com sua campanha ruim no Mundial – foi só bronze nos 100m e não se inscreveu nos 200m.

A homenagem já estava programa independente do que Bolt fizesse no Mundial, entretanto. Ele recebeu um pedaço da pista utilizada na Olimpíada de Londres, exatamente onde ficava o número 7, indicativo da raia na qual largou para ganhar os 100m e os 200m em 2012.

A placa foi entregue para Bolt pelas mãos do presidente da federação internacional de atletismo (IAAF), o britânico Sebastian Coe, que também era presidente do comitê organizador da Olimpíada de Londres.

Depois da volta olímpica, Bolt ainda parou em cima da linha de chegada e fez o que o público tanto esperava: seu tradicional raio, que ele depois repetiu para os fotógrafos. Foi aplaudido de pé, como esperado. O momento passou longe, porém, de ser a apoteose que a maior carreira da história do atletismo merecia.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.