Topo

Olhar Olímpico

Brasileira queima dois saltos e é eliminada da final por 3 centímetros

Demétrio Vecchioli

11/08/2017 16h23

Única brasileira a competir na sessão noturna desta sexta-feira no Estádio Olímpico de Londres, Eliane Martins não conseguiu atingir a meta de terminar a final do salto em distância entre as oito primeiras colocadas. Ela queimou dois dos seus três saltos e terminou na 11ª colocação entre 12 atletas que começaram a briga por medalhas.  O ouro da prova ficou com a norte-americana Brittney Reese, a prata com a "neutra" russa Darya Klishina e o bronze com a campeã olímpica Tiana Bartoletta.

Nas finais de saltos horizontais e das provas de campo, 12 competidores chegam à final, mas os quatro últimos são eliminados após três tentativas. Foi o caso de Eliane, que começou bem a final, saltando 6,52m, mas não conseguiu registrar resultado nos dois saltos seguintes, aparentemente mais longos. Ela queimou ambos.

Em uma disputa parelha, Eliane acabou eliminada na 11ª colocação, sendo que com 6,55m, apenas três centímetros a mais, ela teria continuado na competição. De qualquer forma, foi o melhor resultado da carreira da brasileira de 30 anos, que está em seu terceiro Mundial, mas nunca havia passado da primeira fase.

Terminar entre os oito primeiros é importante porque conta pontos para um ranking paralelo ao quadro de medalhas, também oficial, o "placing table". Essa é a melhor métrica para avaliar o resultado de uma delegação de forma geral.

Por enquanto, no Mundial, o Brasil só pontuou com Rosângela Santos e Thiago André, sétimos colocados nos 100m e nos 800m, respectivamente. Além de Eliane, o país também fez final com Geisa Arcanjo, nona no arremesso de peso. Alessandra Morais está classificada para a final do disco, que será no domingo.

Aliás, no último dia de competições é que o Brasil tem suas melhores chances de medalha, com Caio Bonfim e Erica Sena na prova de 20km da marcha atlética. Neste sábado, o país tem chances com revezamento 4x100m feminino, que terá Franciela Krasucki, Ana Cláudia Lemos, Vitória Rosa e Rosângela Santos. O 4x400m masculino corre no domingo, brigando por final.

De resto, todos os brasileiros já foram eliminados. Nesta sexta-feira, os dois que estavam inscritos no decatlo desistiram ainda no começo da competição. Luiz Alberto de Araújo, décimo colocado na Olimpíada, correu os 100m e depois abandonou a disputa no salto em distância. Jefferson Santes nem apareceu para correr a primeira prova. Ambos alegaram lesão.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.