Topo

Olhar Olímpico

Andressa de Morais avança para sua 1ª final de Mundial no disco

Demétrio Vecchioli

11/08/2017 07h57

Depois de quatro dias apenas com sessões noturnas, numa medida para enxugar o calendário, o Mundial de Atletismo voltou a ter uma sessão matinal nesta sexta-feira. E a etapa foi boa para o Brasil. Andressa de Morais, de 27 anos, conseguiu pela primeira vez a classificação para uma final no lançamento do disco.

Atleta do Pinheiros, ela fez apenas dois lançamentos nas eliminatórias. O primeiro, de 60,61m. O segundo, de 62,80m, superando a marca mínima necessária para garantir vaga direta na final, que era 62,50m. Por isso, nem precisou dar o terceiro arremesso. No mesmo grupo, só a cubana Denia Caballero, atual campeã mundial, e a favoritíssima Sandra Perkovic, da Croácia, fizeram o mesmo.

Andressa, que esteve nas últimas duas Olimpíadas e foi aos Mundiais de 2011 e 2015, vai disputar a final do disco no domingo à noite no Estádio Olímpico de Londres (à tarde no Brasil). Antes dela, o Brasil chegou a finais com Rosângela Santos (sétima nos 100m rasos), Thiago André (sétimo nos 800m) e Geisa Arcanjo (nona no arremesso de peso). Eliane Martins vai tentar ficar entre as oito primeiras na final do salto em distância, na sessão noturna desta sexta.

Além de Andressa, outros quatro brasileiros competiram essa manhã, sem sucesso. Também no disco, Fernanda Martins fez 58,81m e terminou no 16º lugar geral. Nos 100m com barreiras, Fabiana Moraes ficou no 36º lugar entre 39 corredoras. Marcou apenas 13s40, muito longe dos 12s84 que ela tem como melhor da temporada.

No salto em altura, os dois brasileiros foram bem, ultrapassando o sarrafo colocado até 2,29m e depois falhando em 2,31m, como a maior parte dos classificados. Mas tanto Talles Frederico quando Fernando Ferreira precisaram de mais saltos que os rivais nas medidas mais baixas, terminando respectivamente no 13o e no 17o lugares.

Ambos têm 2,30m como melhor da carreira, resultado obtido esse ano e Talles, que já esteve no Rio, ganha o teto do Bolsa Pódio porque os 2,30m foram alcançadas no início da temporada, antes que os rivais estreassem, o que o tornou provisoriamente o terceiro do ranking mundial.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.