Topo

Olhar Olímpico

Geisa repete Olimpíada e fica em nono no peso; Montanha decepciona

Demétrio Vecchioli

09/08/2017 18h09


Finalista olímpica em Londres e no Rio, Geisa Arcanjo repetiu o feito nesta quarta-feira, quando disputou sua primeira final em um Mundial de Atletismo. No mesmo palco onde se destacou pela primeira vez, no Estádio Olímpico londrino, ela não conseguiu passar para a segunda metade da final do arremesso de peso e terminou em nono lugar. Pelas regras da competição, as quatro últimas colocadas após as três primeiras rodadas são eliminadas. As oito primeiras continuam arremessando.

"Esperava mais, como sempre. Esperava estar entre as oito primeiras, mas estou contente porque ontem entrei como a 12ª segunda (das eliminatórias) e hoje saí como a nona. Isso é sinal de que de ontem para hoje eu tive uma melhora. Hoje infelizmente não deu para ficar entre as oito, que era meu objetivo", comentou, na zona mista.

Geisa alcançou 18,03m em seu terceiro arremesso, mesmo resultado que viria a fazer a cubana Yanuivis López, que passou em oitavo por ter um melhor segundo resultado. A brasileira ficou a apenas 5 centímetros do melhor dela na temporada, mas já alcançou 19,02m na carreira, exatamente na Olimpíada de Londres.

No salto em distância, uma vaga inesperada na final para o Brasil. Disputando seu terceiro Mundial aos 30 anos, Eliane Martins ficou na 12ª colocação nas eliminatórias e se classificou com a última vaga. Reclamando do frio e da chuva, ela, como todas as demais competidoras, não conseguiu se aproximar do seu melhor, mas passou com um salto de 6,46m, um centímetro a mais que a britânica Shara Procton.

"Estou feliz de conseguir ir para minha primeira final, na terceira tentativa. Já tinha feito final no Mundial Indoor (de Portland, no ano passado), mas nunca no outdoor. Na final, quero melhorar minha marca pessoal (6,72m). Se conseguir isso, acho que consigo ficar entre as oito e saltar mais três vezes", comentou.

Já no lançamento do martelo, decepção. Wagner Domingos, finalista na Rio-2016, foi apenas o 24º colocado das eliminatórias. Ele, que tem 77,24m como melhor resultado da temporada, desta vez só alcançou 71,69m. Foi pior até do que Allan Wolski, que disputa eu primeiro Mundial e terminou no 19º lugar, também sem competir bem. Ambos reclamaram de deixarem o martelo escapar no primeiro dos três lançamentos. Depois, não conseguiram "entrar" na prova.

Por enquanto, o Brasil só disputou três finais no Mundial, que teve nesta quarta-feira o seu sexto de 10 dias. Rosângela Santos, nos 100m, e Thiago André, nos 800m, foram sétimos colocados. Rosângela, que está na semifinal dos 200m junto com Vitória Rosa, foi a única a melhorar sua marca em Londres, batendo recorde sul-americano.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.