Topo

Olhar Olímpico

Atleta proibido de disputar final corre sozinho e provoca federação com flexões

Demétrio Vecchioli

09/08/2017 14h54

FOTO: AFP PHOTO/Jewel SAMAD

O sistema de som do Estádio Olímpico de Londres avisou: "Em suas marcas". Mas só havia um atleta para estar em sua marca. Era Isaac Makwala, corredor de Botsuana, que, na chuva e no frio, correu sozinho contra o sistema e se classificou à semifinal dos 200m no Mundial de Londres, nesta quarta-feira. Depois de cruza a linha de chegada em 20s20, fez flexões como que se quisesse dizer: "Mais em forma, impossível".

Makwala, de 30 anos, é o grande personagem deste Mundial. Líder do ranking mundial dos 200m e terceiro dos 400m antes de a competição começar, ele não apareceu para correr as eliminatórias dos 200m, na segunda-feira. Só depois da prova é que foi noticiado que ele passou mal na área de aquecimento, vomitando no banheiro reservado aos atletas. Era uma das mais de 30 pessoas infectadas por um vírus que gera gastroenterite, provocando vômitos e diarreia. Todos estavam hospedados no mesmo hotel de luxo no centro de Londres, hospedagem oficial da competição.

Na terça-feira, a federação internacional de atletismo, a IAAF, anunciou que Makwala não correria a final dos 400m, da qual era um dos fortes candidatos à medalha. Mas o botsuano veio ao Estádio Olímpico e tentou entrar na área de aquecimento, sendo barrado por seguranças. Um vídeo que registrou o momento correu o mundo e Makwala acusou a IAAF de sabotá-lo.

A entidade respondeu que ele havia passado por exame médico na segunda-feira que detectou a presença de um norovirus e o protocolo recomendado pelas autoridades de saúde do Reino Unido neste caso é que o doente fique 48 horas de quarentena, isolado. Assim, ele só poderia voltar ao Estádio Olímpico às 14 horas desta quarta-feira.

Após receber muitas críticas por não permitir que Makwala desafiasse o amigo sul-africano Wayde van Niekerk na final dos 400m, a IAAF anunciou no começo da tarde desta quarta-feira que permitiria ao botsuano correr as eliminatórias dos 200m sozinho. Isso aconteceu às 18h40 locais, antes do início da sessão noturna.

Makwala precisava de 20s53 para se classificar, mesmo tempo do 24º colocado das eliminatórias, e fez muito mais do que isso. Sem outros atletas que pudessem servir de referencial, na chuva, e sabendo que precisaria correr a semifinal logo mais, fez 20s20 tranquilo. Depois, se agachou e fez flexões na pista, enquanto era aplaudido por praticamente todo mundo que já estava no Estádio, inclusive jornalistas.

A semifinal dos 200m será às 20h55 e nada indica que Makwala, que afirmou que já se sentia muito bem para correr ontem, vá ficar fora da final, na quinta. Ali, deverá brigar exatamente com Niekerk, recordista mundial dos 400m, para herdar um título que tem sido de Bolt desde 2009.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.