Topo

Olhar Olímpico

Rival de Thiago Braz fica com o bronze e segue sem ganhar o Mundial de Atletismo

UOL Esporte

08/08/2017 18h06

 

Kai Pfaffenbach/Reuters

Conhecido dos brasileiros por disputar o primeiro lugar da Rio-2016 com Thiago Braz, Renaud Lavillenie ficou mais uma vez no quase nesta terça-feira. O vice-campeão olímpico, um dos maiores nomes da história do salto com vara, foi batido por norte-americano Sam Kendricks, que ganhou a medalha de ouro no Mundial de Atletismo em Londres após alcançar a marca de 5,95m. O francês ficou apenas com o bronze na competição, enquanto o polonês Piotr Lisek alcançou o segundo lugar.

Sam Kendricks foi o grande nome da competição desde o início da prova. O atleta, que era o favorito para vencer o Mundial na modalidade, ultrapassou os 5,50m, 5.65m, 5.75m, 5.82m e 5,89m em uma única tentativa e conseguiu se poupar bem para os saltos decisivos contra o francês e também frente a Lisek, bronze no Mundial de Atletismo de 2015, assim como Lavillenie.

A disputa por medalhas começou a ser decidida a partir dos 5,95m, após as eliminações do chinês Changrui Xue e do polonês Pawel Wojciechowski, que não passaram pelos 5,89m.

O primeiro a ser eliminado entre os três finalistas foi o polonês Piotr Lisek, que não conseguiu completar os 5,95m. Após errar os dois primeiros saltos, o americano conseguiu realizar o movimento de forma perfeita e passou pelos 5,95m em sua última tentativa. Indo para o tudo ou nada Lavillenie se poupou de sua última tentativa para ultrapassar os 6,01m de uma só vez.

Em suas primeiras tentativas, nem Kendricks e nem Lavillenie conseguiram ultrapassar a marca dos 6,01m. O francês derrubou o sarrafo e por não não ter feito o salto dos 5,50m, acabou perdendo também a medalha de prata para Lisek.

Após a competição, Lavillenie afirmou que não estava em seu melhor nível para a disputa do ouro. "Meu principal objetivo era conseguir o pódio neste ano, eu vim para cá quase do nada, acabei perdendo quatro meses de treinamento. Os últimos meses foram difíceis para mim, minhas costas estavam muito ruins. Eu sabia que poderia não chegar ao mais alto nível, mas eu queria pelo menos chegar ao pódio", disse. "Estou muito feliz por ter sido capaz de lutar até o fim. Entre o ouro e a medalha de bronze, havia apenas uma pequena fração."

As decepções ficaram por parte dos dois primeiros colocados no Mundial de Atletismo de 2015. Ouro na ocasião, o canadense Shawnacy Barber foi eliminado após errar as três tentativas dos 5,75m. Segundo colocado, o alemão Raphael Holzdeppe caiu já nos 5,50m.

Campeão olímpico em  2016 no Rio, Thiago Braz não está disputando o Mundial de Atletismo. O saltador acabou cortado da competição por conta de uma lesão na panturrilha e dores nas costas, mas segundo apuração do Olhar Olímpico, o brasileiro não disputou a prova pelos maus desempenhos em suas últimas provas.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.