Topo

Olhar Olímpico

Rosângela "estraçalha" recorde sul-americano e vai à final dos 100m com 3º tempo

Demétrio Vecchioli

06/08/2017 15h37

Foto: AP Photo/Tim Ireland

O Brasil enfim tem um grande nome para celebrar no Campeonato Mundial de Atletismo. Agora medalhista olímpica, depois do bronze herdado com o revezamento na Olimpíada de Pequim, Rosângela Santos está na final dos 100m rasos contra as melhores do mundo. E ela conseguiu a classificação em grande estilo, estraçalhando o recorde sul-americano e se tornando a primeira mulher brasileira a correr a distância na casa de 10 segundos – um feito comparável a entrar na casa de 9 segundos entre os homens.

Rosângela, que já havia igualado a melhor marca da sua carreira ontem de manhã, durante a fase preliminar, deu relativa sorte ao cair na bateria mais fraca da semifinal, contra só uma rival muito acima da média, a campeã olímpica Eliane Thompson, da Jamaica.

E a brasileira correu de igual para igual contra Thompston, completando os 100 metros em 10s91, contra 10s84 da rival. Foi melhor do que a estrela holandesa Dafne Schippers, segunda na primeira bateria, e igualou o resultado que a norte-americana Tori Bowie viria a fazer na terceira bateria.

O resultado de Rosângela é fenomenal porque ela melhorou o recorde sul-americano, da equatoriana Angela Tenorio, em 8 centésimos de uma vez só. Já o recorde brasileiro era de Ana Cláudia Lemos e foi baixado em exatos 10 centésimos. E isso apesar de um vento contrário de 0,2 m/s – a marca de Ana Cláudia foi com vento positivo de 1,4 m/s.

A final dos 100m será ainda neste domingo, fechando o dia no Estádio Olímpico de Londres. A largada está prevista para as 21h50 locais (17h50 no Brasil). São só duas horas e meia de descanso até lá. Além de Thompson, Schippers e Bowie, Rosângela terá como adversárias as marfinenses Marie-Joseé Ta Lou e Maurielle Ahouré e as trinitinas Michelle-Lee Ahye e Kelly-Ann Baptiste. A brasileira larga na raia 5, do meio.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.