Topo

Olhar Olímpico

Etiene vai mal após ouro e fica fora da semifinal dos 50m livre

Demétrio Vecchioli

29/07/2017 05h53

(Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro em uma prova de natação do Mundial de Esportes Aquáticos, Etiene Medeiros voltou à piscina neste sábado, dois dias depois do seu feito, para as eliminatórias dos 50m livre. Depois de ser finalista olímpica na prova na Rio-2016, ela passou longe de repetir seus melhores resultados e foi eliminada com o 21º tempo. Apenas as 16 melhores passavam para a semifinal.

"Hoje não foi um dia muito bom para estar nadando entre as melhores. Tenho que rever a prova, ver como eu fui. Saí muito bem, saí junto com as meninas, mas depois da minha segunda respirada deu um break. Ainda estou meio eufórica com a medalha, mas não tem nada a ver. Hoje não fui veloz para estar junto com elas", lamentou Etiene.

Balizada com o oitavo melhor tempo, os 24s45 recorde sul-americano que bateu na Olimpíada, ela sequer conseguiu manter sua notável regularidade e nadar na casa de 24 segundos. Fez 25s26 e acabou em 21º. Com 25s04, teria avançado. Etiene sabe que poderia ter feito mais. "Os 50m livre é uma prova que eu fui finalista olímpica e também queria ter nadado bem ela. É como eu falo: uma prova de velocidade você tem que fazer certo todos os detalhes. Eu tenho uma frequência na casa de 24s, hoje saiu 25s", constatou.

Também nesta manhã, Guilherme Guido passou à semifinal dos 50m costas, prova que, vale lembrar, não é olímpica. Diferente de Etiene, que priorizou a prova mais curta, ele tem treinado para os 100m costas, pensando já em Tóquio-2020. Assim, ficou satisfeito com o 14º lugar nas eliminatórias. À tarde, ele nada para tentar repetir a classificação à final dos 100m, quando ficou em sétimo.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.