Topo

Olhar Olímpico

Guido quebra jejum e vai à final do Mundial nos 100m costas

UOL Esporte

24/07/2017 13h03

Brasileiro foi a uma decisão individual de Mundial pela 1ª vez na carreira (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

O brasileiro Guilherme Guido chegou à primeira final individual de um mundial de natação da carreira. O nadador registrou um tempo de 53s71 nos 100m costas e terminou sua bateria da semifinal com o terceiro tempo, avançando à final com a sétima melhor marca da prova, realizada nesta segunda-feira (24) em Budapeste (Hungria).

O brasileiro ficou satisfeito com a conquista, mas não gostou do tempo registrado.

"Eu esperava um tempo mais baixo. Achei que fecha 53s5. Consegui entrar. Hoje o objetivo era esse. Não tinha final individual de mundial, acabei fazendo a primeira da carreira. Amanhã tenho que nadar melhor, baixar esse tempo, chegar perto do 53s e chegar aos 52″, analisou em entrevista ao "SporTV".

O nadador projetou como se preparará para a final, que será somente durante a tarde de terça-feira (25). Guido afirmou que aproveitará a manhã para descansar e discutirá com seu biomecânico como melhorar a performance para a decisão.

Se Guido melhorar seu tempo nos 100m, as chances do Brasil no revezamento 4x100m medley aumentarão, já que a equipe tem boas perspectivas no nado peito, borboleta e livre. Com um bom tempo no nado costas, o país brigará por medalha.

Favoritos, britânico e sueca não quebram recordes

Na primeira decisão do dia, o britânico Adam Peaty confirmou o favoritismo e ficou com ouro dos 100m peito, com tempo de 57s47. Ele estabeleceu o melhor marca da história da competição, mas não superou o recorde mundial registrado por ele mesmo, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – 57s13. O americano Kevin Cordes conquistou a prata, já o bronze ficou com o russo Kirill Prigoda.

A sueca Sarah Sjöström, também favorita em sua prova, foi dominante nos 100m borboleta e ganhou com sobras, mas ficou a 0s05 do tempo mais rápido da história. Nos primeiros 50m, a nadadora terminou à frente da linha do recorde mundial, mas caiu de rendimento na segunda parcial e fechou em 55s53, recorde da competição. A australiana Emma Mckeon ficou com a prata e a americana Kelsi Worrell com o bronze.

Querida do público local, a húngara Katinka Hosszu fez como os outros dois candidatos ao ouro. Nos 200m medley, Hosszu registrou 2min7s e sobrou para a vitória, porém ficou a quase um segundo do recorde mundial. A japonesa Yui Ohashi foi prata e a americana Madisyn Cox levou o bronze.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.