Topo

Olhar Olímpico

Judô terá seu próprio TUF na tevê, com Rafaela e Sarah como técnicas

Demétrio Vecchioli

11/07/2017 04h00

Um ano e meio depois de descontinuar o The Ultimate Fighter, a Globo está novamente apostando em um reality show de lutas. Desta vez, porém, sai o MMA e entra o judô. O "Ippon – a luta da vida" está sendo gravado no Parque Aquático Maria Lenk, onde o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem um centro de treinamento, e será exibido em seis episódios longos, de cerca de 40 minutos, no Esporte Espetacular, da Rede Globo.

O reality parte da mesma premissa do TUF: jovens esportistas sendo treinados por atletas renomados em busca de espaço na modalidade. Nesta primeira edição do Ippon, foram escolhidos quatro judocas mulheres da categoria meio-leve (até 52kg) e outros quatro homens da categoria leve (até 73kg). A diferença para o programa do UFC é que no do judô as lutas entre os participantes não deverão ser eliminatórias.

Em uma forma de promover o reality, o Ippon terá duas treinadoras mulheres, ambas campeãs olímpicas: Sarah Menezes e Rafaela Silva. A piauiense deverá treinar uma das jovens judocas que prometem concorrer contra ela por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio: a  sul matogrossense Layana Colman, de 20 anos, ouro nos Jogos da Juventude de 2014, na China. Já entre os homens, um dos atletas confinados é David Lima, gaúcho da Sogipa, que foi o campeão brasileiro da categoria sub-21 em maio.

O reality ainda está sendo gravado e, pelo que apurou o Olhar Olímpico, Rafaela Silva tem estado presente em todos os dias de gravação. A campeã olímpica está em preparação para o Mundial de Budapeste (Hungria), que acontece na última semana de agosto, e está dividindo seu tempo entre o programa e seu treinamento específico. Já Sarah Menezes não foi convocada, como contamos na semana retrasada.

Flávio Canto, ex-judoca e apresentador da Rede Globo, será o apresentador do reality, que deverá contar com pelo menos uma participação especial por episódio. O programa será exibido dentro do Esporte Espetacular, dentro do mesmo modelo do Verão Espetacular. Patrocinador da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Bradesco está bancando a produção.

O banco ainda não definiu a premiação do reality show, mas o resultado não vai influenciar no planejamento e nos critérios de convocação da CBJ, que realiza seletivas e mantém um ranking nacional por categorias.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.