Topo

Olhar Olímpico

COI se acerta com Los Angeles e Paris e definirá sede da Olimpíada de 2028 em setembro

Demétrio Vecchioli

11/07/2017 12h41

Projeto de Paris prevê grande eventos em áreas turísticas

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e os comitês de candidatura de Los Angeles e Paris pelos Jogos Olímpicos de 2024 chegaram a um acordo no qual as três partes sairão ganhando. Nesta terça-feira, o COI confirmou em aproveitar sua 103.ª assembleia anual, que vai acontecer em setembro em Lima, no Peru, para apontar também a sede dos Jogos de 2028. Assim, as duas cidades têm certeza de vitória. Muito provavelmente, Paris organizará a Olimpíada de 2024 e Los Angeles a de quatro anos depois.

"Reconhecendo a excepcional circunstância e a oportunidade única apresentada pelas candidaturas de Paris e Los Angeles,  o COI tomou as seguintes decisões: 1) Pedir ao Comitê Executivo para concluir um acordo com as candidaturas e os respectivos comitês nacionais para a simultânea escolha das sedes de 2024 e 2024 em Lima; 2) Se o acordo for aceito, que a assembleia do COI ratifique a decisão; 3) Se o acordo não for aceito, que a assembleia proceda a escolha da sede de 2024", diz o comunicado do COI.

Na prática, porém, já há um acordo. Afinal, é interesse do COI aproveitar a existência de duas candidaturas fortes e bem estruturadas para já resolver o problema de duas Olimpíadas. Assim, o movimento olímpico ganha oito de margem para se reorganizar e voltar a atrair uma série de interessados em uma candidatura olímpica. A próxima campanha, afinal, será apenas pelos Jogos de 2032, o que deve começar somente em 2023.

Ao que tudo indica, Paris deve ser sede dos Jogos de 2024, ficando Los Angeles com 2028. No mês passado, o presidente do comitê de campanha de Los Angeles, Casey Wasserman, indicou fortemente, sem dizer isso com todas as letras, que a cidade da Califórnia estava abrindo mão dos Jogos de 2024.

 

É que Paris já afirmou mais de uma vez que não pode brigar pelos Jogos de 2028 porque, até lá, terá perdido a posse do terreno em Saint-Dennis onde seria construída a Vila Olímpica. Ou seja: o recado de Los Angeles é: "Se Paris tem tanta urgência, que organize a Olimpíada de 2024. Ficamos com 2028",

Paris estaria mais pronta para realizar os Jogos, uma vez que já concorreu (e foi derrotada) para ser sede da Olimpíada de 2012, que aconteceu em Londres. Enquanto isso, Los Angeles só apresentou sua candidatura depois que Boston retirou a dela. Hamburgo, Roma e Budapeste também chegaram a apresentar candidaturas e retiraram, causando uma grande dor de cabeça para o movimento olímpico.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.