Topo

Olhar Olímpico

Ouro no Pan, Henrique Rodrigues cai no doping e culpa pomada

Demétrio Vecchioli

07/07/2017 09h46

A natação brasileira tem mais um caso de doping. Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto nos 200m medley, Henrique Rodrigues testou positivo para o esteróide anabólico Clostebol em exame surpresa realizado pela Federação Internacional de Natação (Fina), na casa dele, no dia 13 de março. O caso foi publicado ontem à noite pelo Blog do Coach Alex Pussieldi e confirmado pelo Olhar Olímpico.

Henrique, atleta do Sesi, está no Canadá, para onde viajou para acompanhar a abertura da amostra B. O primeiro exame, na quarta-feira, deu negativo, mas os técnicos insistiram. Analisaram mais quatro vezes o material, em duas máquinas diferentes, até que na tarde de quinta-feira conseguiram identificar uma dosagem mínima de Clostebol.

O caso é bastante semelhante ao de Maurren Higa Maggi, que em 2003 testou positivo para a mesma substância, também em baixa proporção. À época, a então líder do ranking mundial do salto em distância foi suspensa por dois anos pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Maurren alegou que teve contato com o clostebol ao fazer uso da pomada Novaderm, um dia antes da coleta da urina, numa sessão de depilação permanente em uma clínica de estética. Com Henrique a situação é ainda menos grave, caso ele consiga comprovar sua tese: ele teve contato com a substância dopante a partir da pomada Trofodermin, receitada para cicatrização, que estava sendo utilizada, à época, pela namorada.

Henrique está sendo defendido pelo advogado Thomas Mattos de Paiva, que está com ele em Montreal. A favor do nadador, está também o fato de ele ter passado por outros dois exames antidoping posteriores, que não apontaram nenhum resultado analógico adverso. Da mesma forma, o exame de sangue feito junto com o de urina não apontou nada de anormal.

Ainda que não tenha conseguido classificação para o Mundial de Budapeste, Henrique é um dos principais nadadores brasileiros. Ele foi aos Jogos Olímpicos de Londres e do Rio e foi finalista do Mundial de Kazan, em 2015, nos 200m medley. Na mesma prova, ganhou o ouro nos Jogos Pan-Americanos, dias antes, superando Thiago Pereira. No fim de semana, Henrique competiu no Campeonato Paulista e ganhou quatro medalhas.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.