Topo

Olhar Olímpico

Após troca-troca de partido, campeão olímpico assume cargo de comando na AGLO

Demétrio Vecchioli

05/07/2017 16h52

Pampa com o ex-ministro George Hilton

Cinco dias depois de perder Luiz Lima, que se demitiu do cargo de secretário de alto rendimento, o Ministério do Esporte resolveu apostar em outro ex-atleta, desta vez para ajudar a recuperar a imagem da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO). Pampa, medalhista de ouro com a seleção de vôlei em Barcelona-1992, é o novo superintendente do órgão, ligado ao Ministério do Esporte.

Por ocupar um cargo de alto escalão, Pampa (André Felippe Falbo Ferreira) teve sua nomeação assinada não pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), mas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

De acordo com a assessoria de imprensa da AGLO, Pampa, de 52 anos, terá como atribuição cuidar dos eventos realizados nas arenas administradas pela autarquia, ou seja: o Velódromo, o Centro Olímpico de Tênis e as Arenas 1 e 2.

Por enquanto, as estruturas estão ociosas. Desde o início do ano, o Centro Olímpico de Tênis recebeu apenas dois eventos, ambos de vôlei de praia, sendo um fracasso de público (a etapa do Circuito Mundial teve dois dias de ingressos pagos e só vendeu mil entradas). O velódromo foi palco de um evento regional, assim como a Arena 1 vai receber uma competição amadora de tênis de mesa.

Pampa já concorreu a cargos públicos três vezes, sem conseguir se eleger. Em 2002, estava no PFL quando tentou se eleger deputado federal por São Paulo. Dois anos depois, já no PT, perdeu a eleição por uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo. Ele voltou a tentar a Câmara Federal em 2010, já pelo PV, recebendo apenas 7.342 votos no estado de São Paulo. No ano passado, ele se filiou ao PSB de Recife.

Desde a aposentadoria, o campeão olímpico tem se dividido entre cargos políticos e o participações em programas de entretenimento. Ele trabalhou no Ministério do Esporte, nas prefeituras de Suzano (SP) e Campos (RJ, na gestão Rosinha Garotinho) e, mais recentemente, no governo do estado de Pernambuco. Em 2012, participou do reality show Amazônia, da Record.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.