Topo

Olhar Olímpico

Cielo e Fratus fazem dobradinha na França em último teste antes do Mundial

Demétrio Vecchioli

02/07/2017 17h09

A prova de 50m livre parece mesmo ser a grande aposta da natação brasileira para o Mundial de Natação de Budapeste. Neste domingo, na última competição preparatória, o Brasil fez dobradinha no Aberto da França, com Bruno Fratus ganhando o ouro e Cesar Cielo a prata.

Fratus, aliás, ganhou absolutamente todas as provas preparatórias dos 50m livre, nadando durante três finais de semana seguidos na casa de 21 segundos. Ele venceu em Canet (França), Barcelona (Espanha) e Mônaco pelo Mare Nostrum, levou o Sette Colli, em Roma (Itália) e agora ganhou em Paris.

Após fazer 21s73 pela manhã, Fratus não conseguiu repetir o desempenho na final, mas bateu na frente, com o tempo de 21s97. Cielo chegou atrás, com 22s11, apenas dois centésimos à frente do polonês Pawel Juraszek.

As provas de natação do Mundial de Esportes Aquáticos começam no dia 23 de julho e até lá não há grandes competições agendadas. Assim, é possível afirmar que Fratus chegará como sexto do ranking mundial (21s70), mas favorito, uma vez que repetiu o resultado (21s7) em quatro vezes durante a temporada, antes do polimento. Cesar Cielo, com 21s79 do Maria Lenk, é o oitavo.

Outra prova na qual o Brasil chegará ao Mundial como forte candidato à medalha é o revezamento 4x100m livre. Em Paris, na prova individual de 100m livre, Cielo foi quinto (49s63), Gabriel Santos o nono (49s82) e Marcelo Chierighini o 12º (50s39, depois de fazer 49s79 nas eliminatórias)

Mais medalhas – Nono do ranking mundial, Guilherme Guido foi prata nos 50m costas neste domingo, repetindo o resultado da prova de 100m. Já no nado peito, João Gomes Jr ganhou o ouro tanto nos 50m quanto nos 100m. Nas duas provas, não enfrentou os melhores do mundo.

Quem também fez boa campanha foi Manuella Lyrio, bronze nos 100m livre e quinta colocada nos 200m livre.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.