Topo

Olhar Olímpico

Calor de 50ºC deixa atletas inconscientes em "centro de excelência" do badminton

Demétrio Vecchioli

01/07/2017 22h34

Construído ao custo de R$ 5,372 milhões, o centro de excelência da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) em Teresina está recebendo neste fim de semana o seu primeiro grande evento: a segunda etapa do Campeonato Brasileiro. E o CT ficou muito longe de passar no teste. O que se viu nos dois primeiros dias de competições foi um calor desumano e uma sequência de atletas passando mal.

A transmissão oficial da competição no Youtube mostra logo de início um atleta passando mal na beirada de uma das quadras. Poucos minutos depois, na quadra central, um atleta desaba no chão e aguarda por quase um minuto até que uma pessoa de jaleco chegue para atendê-lo.

Presidente da CBBd, Francisco Ferraz, que é natural de Teresina, teria alegado que a confederação não tinha verba para alugar os climatizadores necessários para a competição. Como o badminton não permite vento, o centro de treinamento é lacrado. Os relatos são de que a sensação térmica lá dentro supera dos 50ºC.

Técnica de Volta Redonda (RJ), Andrea Giovanna levou seis atletas à competição. Desses, dois foram parar no hospital, um deles inconsciente. "Ontem (sexta), teve uma hora que eu estava voltando com um atleta do hospital e tinha outro já indo. Isso porque pedi para os meus atletas não se esforçarem. Disse que não queria resultado. Prefiro levar eles de volta com vida", afirmou, relatando que, neste sábado, houve casos de atletas desmaiados nas seis quadras.

"É um total descaso da CBBd. Tudo pra querer mostrar um CT que não funciona. Uma tremenda falta de responsabilidade", critica Manoel Gori, presidente da Federação Paulista. Já o presidente da CBBd não atendeu às ligações da reportagem.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.