Topo

Olhar Olímpico

Ex-presidente da CBDA, Coaracy Nunes deixa a prisão

Demétrio Vecchioli

28/06/2017 15h53

Coaracy Nunes (Satiro Sodré/SSPress)

A Justiça Federal do Rio colocou em liberdade nesta quarta-feira os quatro ex-dirigentes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) que estavam detidos no Presídio de Benfica: o ex-presidente Coaracy Nunes, Ricardo Cabral, Ricardo de Moura e Sérgio Alvarenga. Os quatro estavam presos preventivamente há 82 dias.

Eles obtiveram um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) na terça-feira, mais de dois meses depois do pedido ter sido feito pelo advogado Mauro Tsé, que os defendia. Os julgamentos da corte acontecem a cada 15 dias e em dois momentos diferentes houve pedidos de vista do processo.

Na semana passada, o Olhar Olímpico contou que Coaracy Nunes, de 79 anos, vinha dando trabalho aos companheiros de cela em Benfica, para onde eles foram levados após mais de um mês detidos em Bangu. O antigo dirigente da CBDA apresenta sinais de demência senil e vinha usando cuecas geriátricas (fraldas). A família não havia conseguido permissão para que ele se consultasse com um médico.

Apesar de colocados em liberdade, os quatro ex-dirigentes da CBDA têm que cumprir uma série de medidas cautelares. Eles não podem, por exemplo, comparecer a eventos das modalidades aquáticas, conversar com dirigentes de federações estaduais nem frequentar a CBDA. Da mesma forma, estão proibidos de falar com testemunhas de acusação. Mas eles não precisarão usar tornozeleiras eletrônicas.

Os quatro já não têm nenhum papel na CBDA. No último dia 9, um grupo de oposição se elegeu para a presidência da entidade.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.