Topo

Olhar Olímpico

WTF! Sigla não pegava bem e fez federação de taekwondo mudar de nome

Demétrio Vecchioli

26/06/2017 04h00

Seja sincero. O que você pensa quando vê a sigla WTF? Se você nasceu depois de 1990 (no mínimo), é muito provável que a sua resposta seja o acrônimo de uma expressão em inglês. E foi exatamente por isso que a Federação Internacional de Taekwondo (World Taekwondo Federation) decidiu mudar de nome. Neste domingo, anunciou que, a partir de agora, é só a World Taekwondo.

Se você não está tão antenado no linguajar jovem, cabe explicar. WTF é um acrônimo da expressão "What the fuck?", que em português pode ser traduzido por: "Mas que p… é essa?". Principalmente entre os falantes da língua inglesa, mas também em diversas outras partes do mundo (no Brasil inclusive), WTF é como um "pq" (por que) ou "vc" (você). É como se uma federação usasse a sigla PQP.

Bom, já deu para entender por que a WTF optou por mudar de nome. "Sabemos que temos de evoluir e nos adaptar para nos mantermos relevantes e atrair audiências jovens e modernas. Na era digital, o acrônimo da nossa federação ganhou conotações negativas não relacionadas com a entidade, daí a importância de rebatizá-la", explicou  Chungwon Choue, presidente da entidade.

Ao escolher se chamar World Taekwondo, a federação internacional da modalidade abre mão de ter uma sigla. Antes, no final de 2015, também a ISAF (International Sailing Federation), da vela, havia tomado essa decisão, passando a se chamar apenas World Sailing.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.