Topo

Olhar Olímpico

Gatlin e Blake vencem seletivas e serão rivais de Bolt em despedida das pistas

Demétrio Vecchioli

24/06/2017 14h48

Usain Bolt já conhece os seus principais rivais em seu último Campeonato Mundial, que será disputado em agosto, em Londres. Na sexta-feira à noite aconteceram as seletivas dos Estados Unidos e da Jamaica nos 100m e os favoritos Justin Gatlin e Yohan Blake não decepcionaram, carimbando passaporte. Agora só falta Andre de Grasse se classificar a partir da seletiva canadense, que acontecerá entre 7 e 9 de julho.

Em Sacramento, Justin Gatlin não deu sopa para o azar e, aos 35 anos, se garantiu em mais um Mundial. Ele venceu a seletiva dos Estados Unidos com o tempo de 9s95, deixando para trás Christian Coleman (9s98) e o surpreendente Christopher Belcher (10s08). Trayvon Bromell e Tyson Gay, que representaram os EUA na Olimpíada do Rio junto com Gatlin, ficam fora do Mundial.

Já em Kingston, na Jamaica, Yohan Blake ganhou com 9s90, seguido por Julian Forte, com 10s04. A terceira vaga jamaicana ficará com Bolt, que, por ser o atual campeão mundial da prova, tem vaga assegurada. Ele preferiu não correr a seletiva e se poupar, enquanto que Assafa Powell, machucado, não conseguiu correr.

Coleman, de apenas 21 anos, lidera o ranking mundial depois de ganhar o campeonato universitário dos EUA, há duas semanas, com 9s82. Blake agora é o segundo. O melhor brasileiro, numa modesta 90.ª colocação, é Paulo André de Oliveira, de apenas 18 anos, com 10s18. A marca é a quinta do mundo na categoria sub20. Ele ainda não tem índice para o Mundial.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.