Topo

Olhar Olímpico

Mulher Maravilha? Grávida de cinco meses, ela correu a seletiva para o Mundial

Demétrio Vecchioli

23/06/2017 16h32

Não foi à toa que Alysia Montaño escolheu um top com uma imagem da Mulher Maravilha para correr a seletiva norte-americana para o Mundial de Atletismo. "Quando eu soube que a protagonista do filme (Gal Gadof) filmou parte do tempo grávida de cinco meses, não tive dúvidas de como vir competir", explicou Montaño que, como se vê na foto, também correu grávida.

Só que no caso de Montaño, isso passa longe de ser uma novidade. Em 2014, ela disputou essa mesma competição, o Campeonato Norte-Americano de Atletismo, grávida de oito meses (34 semanas, para sermos mais exatos). A pequena Linnea dessa vez esteve na competição em Sacramento acompanhando a mãe e vestindo uma camiseta "Forte como a mamãe".

Seis vezes campeã norte-americana nos 800m e campeã mundial no revezamento 4x800m em 2015, Montaño obviamente não repetiu seus melhores tempos. Completou as eliminatórias em 2min21s40, quase 20 segundos depois da primeira colocada da bateria. Mas o suficiente para ser ovacionada pelo público. Na linha de chegada, levantou os braços como que comemorando o resultado.

Montaño é uma das porta-vozes de um movimento que tem crescido nos Estados Unidos – e em outras partes do mundo -, que estimula as mulheres a seguirem praticando exercícios físicos regularmente na gravidez. Em abril, a campeã olímpica Dana Vollmer participou de uma das principais provas da natação norte-americana grávida de 26 semanas (seis meses).

"Essa ainda é uma conversa que precisa acontecer. Eu represento muitos tipos de pessoas: mulheres, mulheres grávidas, mulheres negras. É minha responsabilidade que eu seja uma voz e uma advogada delas", disse Montaño, ao fim da prova.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.