Topo

Olhar Olímpico

Fratus é ouro e Cielo fica só em quinto na volta ao palco de recorde mundial

Demétrio Vecchioli

23/06/2017 16h09

Fratus, ao centro, com sua medalha de ouro.

Oito anos depois de ganhar três medalhas de ouro e bater o recorde mundial dos 100m livre, Cesar Cielo voltou nesta sexta-feira ao Foro Itálico, em Roma. Mas o retorno não foi tão brilhante quanto. Em um tira-teima importante a um mês do início do Mundial de Budapeste, ele foi só quinto colocado nos 50m livre no Sette Colli. Bruno Fratus, porém, fez bonito e ganhou a medalha de ouro.

Fratus é o grande nome do Brasil para o Mundial e voltou a mostrar isso nesta sexta-feira, vencendo com o tempo de 21s86, depois de fazer 21s81 pela manhã, nas eliminatórias. Em duas semanas, essas foram a quinta e sexta vez que ele nadou a prova na casa de 21 segundos, grande feito para este momento da temporada. Na semana passada, ele já havia ganhado as três etapas do Mare Nostrum, fazendo 21s76 em Barcelona e 21s78 em Montecarlo.

No Sette Colli, ele pôde mostrar quão à frente está dos demais neste momento. Fratus deixou para trás o britânico Ben Proud, que lidera do ranking mundial, e o australiano Cameron McEvoy, terceiro colocado, que fizeram 21s95 e 21s96, respectivamente.

Cesar Cielo, que tem 21s79 como melhor marca da temporada, obtida no Troféu Maria Lenk, terminou no quinto lugar, com 22s20, atrás também do australiano James Magnussen.

Nos 50m costas, Etiene Medeiros ganhou a prata, com 27s82, mostrando que vai brigar para tentar repetir o pódio do Mundial de 2015, quando foi prata. Ela é a sétima do ranking, mas tem à sua frente quatro chinesas – só duas das quais irão ao Mundial.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.