Topo

Olhar Olímpico

Sem deslanchar em nova categoria, Sarah Menezes pode ficar fora do Mundial

Demétrio Vecchioli

17/06/2017 16h52

Se mantiver a coerência de convocar a partir do ranking mundial, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) deve deixar Sarah Menezes de fora do Mundial deste ano, que será realizado no final de agosto em Budapeste. É que a piauiense ainda não deslanchou na nova categoria, até 52kg, e aparece atrás de Erika Miranda e Jéssica Pereira entre as brasileiras.

O Brasil tem a possibilidade de "dobrar" a convocação em duas categorias femininas e duas femininas. Uma dessas dobras (convocação de duas atletas) será na 52kg, na qual Erika Miranda é a segunda colocada. Na disputa pela segunda vaga, Sarah Menezes leva desvantagem após o encerramento do período de classificação.

Afinal, Jéssica Pereira foi ao topo do pódio nas duas competições que disputou na temporada: o Open de Praga, na República Checa, e o Campeonato Pan-Americano, na Cidade do Panamá. Além disso, foi bronze no Grand Slam de Abu Dhabi, em outubro do ano passado, único evento deste nível para o qual foi convocada.

Já Sarah Menezes, que subiu de categoria depois de passar em branco nos Jogos do Rio, ainda não deslanchou, apesar das diversas oportunidades dadas a ela pela comissão técnica. Em três etapas de Grand Slam, fez só um quinto e um sétimo lugares. Seu melhor resultado foi a prata no Grand Prix de Cancun, no México, na sexta, quando ganhou duas lutas e ficou com a prata. Com os 490 pontos somados, deverá ir a 1.136 pontos no ranking mundial, contra 1.146 de Jessica.

Na categoria que era de Sarah, a até 48kg, a vaga será de Stefannie Koyama, filha de um casal brasileiro que vive no Japão e que só este ano começou a defender o Brasil. As demais convocadas devem ser Rafaela Silva (até 57kg), Mariana Silva (até 63kg), Maria Portela (até 70kg), Samanta Soares (até 78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Mayra Aguiar, que não compete desde o bronze no Rio, volta amanhã em Cancun e deverá ser convocada na outra "dobra".

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.