Topo

Olhar Olímpico

Fratus fatura 3 ouros em uma semana e ganha moral para o Mundial

Demétrio Vecchioli

17/06/2017 16h32

Faltando 41 dias para as eliminatórias dos 50m livre no Mundial de Natação de Budapeste, não há ninguém mais cotado para subir ao pódio do que Bruno Fratus. O brasileiro ganhou, em uma semana, três das principais provas preparatórias para a competição, todas do Circuito Mare Nostrum, em Montecarlo (Mônaco), Barcelona (Espanha) e, neste sábado, em Canet (França).

Competindo contra boa parte dos favoritos do Mundial, como o australiano Cameron McEvoy, o ucraniano Andril Govorov, o finlanedês Ari Pekka Liukkonen e o russo Vladimir Morozov, Fratus mostrou uma regularidade ímpar, vencendo em Mônaco com 21s78, em Barcelona com 21s76 e em Canet 219s2.

Só em Mônaco e Barcelona, Fratus nadou quatro vezes na casa de 21s7, repetindo o resultado da final do Maria Lenk, que o deixa no quinto lugar do ranking mundial. O desempenho impressiona porque as marcas desta semana foram obtidas num período de preparação. O polimento (preparação física específica) é para o Mundial, quando a tendência é que Fratus seja ainda mais rápido.

O próximo desafio de Fratus, que treina na Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, é na sexta-feira, em Roma, no Sette Coli. Ali, ele vai encarar outros dois dos seus principais rivais do Mundial: o britânico Ben Proud, que lidera o ranking mundial com 21s32, e Cesar Cielo, que volta à piscina onde ganhou o título mundial de 2009.

Nos 100m livre, domingo, será a oportunidade de Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Fratus e Cielo mostrarem o que podem fazer como revezamento em Budapeste. Quase toda a seleção brasileira que vai ao Mundial, aliás, estará na Itália.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.