Topo

Olhar Olímpico

A pedido de filho de Cabral, Câmara convoca Crivella para explicar legado

Demétrio Vecchioli

13/06/2017 18h06

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um requerimento convocando o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), para discutir o legado olímpico. O requerimento foi um pedido do deputado Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ), filho do ex-governador Sergio Cabral, que por sua vez é um histórico rival político do atual prefeito da Cidade Maravilhosa.

Crivella tem evitado falar publicamente sobre o legado olímpico e tem designado a subsecretária de Esporte Patrícia Amorim, ex-presidente do Flamengo, para tratar do tema. Desde que o novo prefeito assumiu, várias obrigações da prefeitura passaram a caminhar em passo de tartaruga, como a licitação do parque olímpico e a desmontagem das Arena do Futuro e do Estádio Aquático, ambos no Parque Olímpico da Barra. Da mesma forma, o Parque Radical de Deodoro está fechado à população.

No requerimento, Cabral, que é do mesmo partido do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, lembra que a comissão realizou visita técnica ao Parque Olímpico "para que se avaliasse a real situação do legado olímpico", sendo acompanhada pessoalmente por Picciani. Na semana passada, o presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio Dias Mello, participou de uma audiência pública passando por cada uma das arenas da Barra em videoconferência.

"Neste sentido, restou comprovada a necessidade de esclarecimentos por parte da Prefeitura carioca quanto às medidas e providências adotadas, no que diz respeito aos compromissos legais da municipalidade, para a promoção de efeitos positivos e atingimento dos objetivos que compõem o escopo do legado olímpico", escreve Cabral no requerimento. Nos bastidores, os membros da AGLO e do Ministério do Esporte, ambos aparelhados pelo PMDB de Cabral, estão incomodados com a inércia de Crivella para resolver os problemas do legado.

A convocação foi aprovada em sessão relâmpado da comissão nesta terça-feira, de apenas 11 minutos. A sessão ainda aprovou outros três requerimentos de Cabral, sendo um para um membro do grupo estar presente ao evento de anúncio do Plano de Legado Olímpico, amanhã, no Rio, e outro para uma visita técnica ao Parque Radical de Deodoro.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.