Topo

Olhar Olímpico

Olimpílulas: Fratus nada duas vezes em 21s7 e mostra que vai forte ao Mundial

Demétrio Vecchioli

11/06/2017 15h37

Sem clube depois de não ter seu contrato renovado pelo Pinheiros, Bruno Fratus parece disposto a mostrar sua importância para a natação brasileira. Neste domingo, ele nadou os 50m livre duas vezes na casa de 21s7 pare vencer a etapa de Mônaco do circuito Mare Nostrum. A competição está sendo realizada num formato inovador, com só dois atletas duelando entre eles na final.

Mais rápido desde as oitavas de final, Fratus fez 21s77 na semifinal e depois, na sessão da tarde, repetiu o resultado na final, marcando 21s78, contra 21s90 do gigante finlandês  Ari Pekka Liukkonen. Na semifinal, ele deixou para trás o britânico Benjamin Proud (21s99) e o australiano James Magnussen (22s28). O também australiano Cameron McEvoy parou na semifinal.

O resultado é importante porque permite comparar como estão os melhores do mundo a pouco mais de 40 dias do início do Mundial de Budapeste. Fratus, que fez 21s70 no Troféu Maria Lenk e ocupa o quinto lugar do ranking mundial, tende a ficar ainda mais rápido até o Mundial. No ranking, ele aparece atrás de Proud (21s32), o russo Vladimir Morozov (21s44), de McEvoy (21s55) e do polonês Pavel Juraszek (21s68).

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.