Topo

Olhar Olímpico

Brasil vai ao Mundial de Vôlei de Praia com 7 duplas entre as 12 melhores do mundo

Demétrio Vecchioli

07/06/2017 17h27

Em 2015, Brasil fez pódio completo no feminino

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta quarta-feira a lista de duplas classificadas para o Mundial de Vôlei de Praia, que vai acontecer entre 28 de julho e 6 de agosto, em Viena, na Áustria. Os times foram definidos a partir do ranking mundial e o Brasil tem quatro das seis duplas mais bem classificadas no masculino e três delas no feminino.

Entre os homens, Álvaro Filho/Saymon aparece em terceiro, os campeões olímpicos Alison/Bruno Schmidt em quarto, Evandro/André em quinto e Pedro Solberg/Guto em sexto. Os brasileiros só têm menos pontos que os americanos Dalhausser/Lucena e a dupla de Letônia Smedins/Samoilovs. Como na primeira fase o Mundial terá 12 grupos, já é certo que não haverá confronto entre brasileiros no início da competição.

Já no feminino a liderança do ranking de entradas é de Larissa/Talita, acompanhadas das alemãs Ludwig/Walkenhorst, que ganharam o ouro no Rio. Dupla formada no início do ano, Ágatha/Duda já aparece em terceiro e Barbara Seixas/Fernanda Berti em sexto. Só Elize Maia/Taiana Lima não será cabeça de chave, uma vez que elas se classificaram em 15.º lugar.

Assim, ficam de fora diversos atletas brasileiros de sucesso, como Juliana (agora parceira de Carol Horta), Maria Elisa e Carol Solberg (que formam uma dupla).

O Brasil vai tentar, em Viena, repetir a excelente campanha do Mundial de 2015, quando Bruno e Alison ganharam o ouro e Evandro/Pedro Solberg o bronze no masculino, e o pódio feminino foi todo formado por brasileiras: Ágatha/Barbara com ouro, Taiana/Fernanda Berti com prata e Juliana/Maria Elisa com bronze.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.