Topo

Olhar Olímpico

#Olimpilulas: Menino de 13 anos elimina medalhista olímpico no Mundial de Tênis de Mesa

Demétrio Vecchioli

01/06/2017 15h48

Considerado um dos grandes nomes do tênis de mesa neste século e dono de duas medalhas olímpicas, o japonês Jun Mizutani sentiu na pele o potencial do jovem Tomokazu Harimoto, de apenas 13 anos. O menino prodígio do tênis de mesa não tomou conhecimento do seu próprio ídolo e o eliminou do Campeonato Mundial, nesta quinta-feira, em Dusseldorf, na Alemanha.

O duelo valeu pela primeira rodada da chave principal de simples, onde Mizutani entrou como sexto favorito, enquanto Harimoto é apenas o 69.º do ranking mundial. Mesmo assim, a vitória do garoto veio por 4 sets a 1. "Tênis de mesa não tem nada a ver com idade", disse o menino, após a partida.

Mizutani é dono de seis medalhas em Mundiais e ganhou o bronze nos Jogos Olímpicos do Rio na competição individual, ficando só atrás dos chineses. Ele também levou o Japão à prata no Rio-2016, novamente perdendo da China. Mizutani ainda foi o responsável por eliminar o brasileiro Hugo Calderano nas oitavas de final.

Calderano, aliás, é o único brasileiro vivo no Mundial. Na sexta-feria, ele tem um desafio complicadíssimo contra o chinês Xin Xu, terceiro do ranking mundial. Se vencer, vai alcançar o maior feito de um mesa-tenista brasileiro em todos os tempos. Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Vitor Ishiy, Eric Jouti, Lin Gui, Bruna Takahashi e Caroline Kumahara já foram eliminados, assim como as duplas. Calderano e Tsuboi entraram na competição como a quinta dupla cabeça de chave.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.