Topo

Olhar Olímpico

Após ouro no Rio, Corinthians retoma origens e aposta no salto com vara

Demétrio Vecchioli

24/05/2017 04h00

(Fabio D' Castro/Divulgação)

Mais de 100 anos depois de o atletismo dar ao Corinthians o seu primeiro título, em 1912, em uma corrida de rua, a modalidade está de volta ao Parque São Jorge. Antigo recordista sul-americano do salto com vara, Fábio Gomes da Silva é o responsável por voltar a levar a camisa alvinegra para as competições e fará sua reestreia no GP Brasil de Atletismo no início de junho.

Esse retorno do Corinthians às pistas se dá exatamente na prova que levou o Brasil ao ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, o salto com vara. "Pegar o salto com vara é bacana. Espero que o salto com vara cresça muito através do Corinthians, que o clube ajude a desenvolver o salto com vara, que é o que a gente mais precisa", disse, ao blog, o medalhista Thiago Braz, torcedor do Santos.

Até três anos atrás, Thiago era uma promessa e o grande nome do salto com vara no Brasil era Fábio Gomes. Uma série de lesões, porém, quase fizeram o saltador de 33 anos se aposentar. Na tentativa de se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio, uma fratura por stress o tirou dos treinos por quatro meses e encerrou o sonho de competir em casa.

Foi então que surgiu a possibilidade de apresentar um projeto ao Corinthians. "Eu e minha esposa (Luana) a gente já tinha um projeto social e fomos conversar com o pessoal de esportes terrestres do Corinthians. Eu me encaixei no projeto como atleta de alto rendimento e agora a gente está esperando comprar os equipamentos para começar as escolinhas", conta Fábio.

Pelo projeto, Luana e mais um treinador farão um trabalho social com crianças do entorno do Parque São Jorge, apresentando não só o salto com vara, mas demais provas do atletismo. A perspectiva, segundo Fábio, é que até o final do mês as aulas comecem.

Já o saltador tem treinado no Núcleo de Alto Rendimento (NAR) e vai competir com a camisa do Corinthians. Neste primeiro momento, o clube alvinegro não vai se filiar à Federação Paulista, servindo de patrocinador de Fábio. Mas a ideia é que, a partir de um eventual sucesso dessa exposição, o Corinthians aumente sua equipe.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.