Topo

Olhar Olímpico

David Moura é ouro no peso pesado na Rússia; Baby decepciona

Demétrio Vecchioli

21/05/2017 11h56

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, Rafael Silva decepcionou e não passou de um sétimo lugar no Grand Slam de Ecatimburgo, neste domingo, na Rússia. Ele ainda viu seu rival nacional, David Moura, ganhar a medalha de ouro, a sexta do Brasil no evento. No sábado, Erika Miranda também havia faturado o ouro.

Neste domingo, Baby perdeu na segunda luta para Levani Matiashvili, da Geórgia, e, na repescagem, voltou a cair, desta vez diante do húngaro Barna Bor, sexto do ranking mundial. Rafael já havia falhado em ir ao pódio em Abu Dhabi, em março, mas ganhou o bronze em Paris, em fevereiro, em outros dois dos quatro Grand Slams da temporada – o último será em Tóquio.

Já David Moura teve uma campanha perfeita no Grand Slam russo, vencendo suas quatro lutas, a última delas contra Matiashvili, no golden score. No 21.º lugar do ranking mundial, ele vinha de bronze no Grand Prix de Tbilissi e deve se aproximar ou até ultrapassar Baby, que é o 13.º.

De forma geral, o dia foi ruim para o judô brasileiro em Ecatimburgo, com diversas eliminações precoces. Eduardo Bettoni, Rafael Buzacarini, Luciano Correa, Victor Penalber, Maria Portela e Camila Yamakawa, todos falharam em avançar ao bloco final, na disputa por medalhas. Maria Suelen Altheman, também peso pesado, até chegou à briga pelo bronze, mas foi derrotada por Carolin Weiss, da Alemanha.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.