Topo

Olhar Olímpico

Técnica do Brasil na Rio-2016 é a nova ministra do Esporte da França

Demétrio Vecchioli

18/05/2017 10h00

Laura Flessel, à esquerda, é a nova ministra do Esporte da França

Uma integrante do Time Brasil durante os Jogos Olímpicos do Rio pode ser a responsável pela organização dos Jogos Olímpicos de 2024, se Paris vencer a disputa contra Los Angeles. É que a nova ministra do Esporte da França foi técnica da seleção brasileira de esgrima durante o Rio-2016. Na imagem acima, ela aparece com o uniforme do Time Brasil ao lado de Nathalie Moellhausen, que chegou até as quartas de final da competição individual de espada.

Laura Flessel-Colovic, porém, é muito mais do que a técnica que treinou o Brasil no Rio-2016. Ela é bicampeã olímpica na espada e considerada uma das grandes esportistas da França, a ponto de ter sido a porta-bandeira da delegação francesa na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres.

Nascida em Guadalupe, um território ultramarino da França no Caribe, Flessel ganhou sua primeira medalha olímpica em 1996. Ao encerrar a carreira em Londres, aos 41 anos, já tinha uma coleção de cinco – é a maior medalhista olímpica mulher da França. Em Mundiais, são 12 medalhas.

Já aposentada, Flessel foi a treinadora de Moellhausen, sua ex-companheira de treinos em Paris. Moellhausen, por sua vez, disputou duas Olimpíadas pela Itália antes de se naturalizar brasileira. Foi a possibilidade de a espadista ganhar uma medalha para o Brasil que convenceu o Comitê Olímpico do Brasil (COB) a contratar Flessel para ser a treinadora da equipe feminina de espada durante o Rio-2016.

Nesta quarta-feira, ela foi anunciada como nova ministra da França, pelo governo do primeiro-ministro Édouard Philippe, que por sua vez foi apontado para o cargo pelo presidente recém-eleito Emmanuel Macron. De acordo com a imprensa francesa, Laura não é ligada a nenhum partido político.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.