Topo

Olhar Olímpico

Medalhista olímpico surpreende e lança candidatura à presidência da CBDA

Demétrio Vecchioli

17/05/2017 14h59

Medalhista de bronze com o revezamento 4x200m livre do Brasil nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, Cyro Delgado vai desafiar o favorito Miguel Cagnoni na eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A candidatura foi anunciada nesta quarta-feira e seria registrada nesta tarde, no Rio. Na fila do cartório, Cyro atendeu o Olhar Olímpico e falou pela primeira vez sobre o pleito.

"Se querem renovação, querem cara nova, estou aqui. Eu estou capacitado, tenho pós graduação em gestão esportiva, além de todo o histórico no esporte. Acho que tem que arriscar e mostrar a cara. Já que ninguém se colocou na questão de colocar a cara a tapa, estou aqui. Eu não tenho medo, não", afirmou Cyro ao blog. Nos últimos anos, o ex-nadador vem tendo participação ativa no esporte, tendo sido presidente da Comissão Nacional de Atletas e membro, por dois mandatos, do Conselho Nacional do Esporte. Até o ano passado, era subsecretario de Esporte no Governo do Rio.

Mais cedo, o Blog do Coach, do GloboEsporte.com, havia revelado a candidatura dele à presidência da CBDA. De acordo com o Coach Alex Pussieldi, além de Cyro, também o árbitro internacional de natação Jefferson Borges e o ex-presidente da Federação Aquática Paulista Miguel Cagnoni registraram candidatura. Como o interventor da CBDA, Gustavo Licks, retirou a cláusula que exigia o apoio de cinco federações para que uma candidatura fosse válida, foi reaberto o prazo de inscrição, que se encerra hoje. A eleição será em 9 de junho.

Então candidato da situação, Sergio Silva, presidente da federação baiana, retirou sua candidatura. Agora, a lacuna deixada por ele pode ser ocupada por Cyro, ainda que este garanta que não é ligado a Coaracy.  "Não sou queridinho do Coaracy. O Gustavo (Borges) era, o Djan (Madruga) era. Esses caras ganharam dinheiro. Nunca ganhei nada", disse Cyro logo em sua primeira declaração ao blog, respondendo por que se candidatou.

Em seguida, ele explicou porque a postura defensiva: Cyro é ligado a Ricardo de Moura, braço direito de Coaracy, que também está preso em Bangu 8. "O Ricardo foi meu técnico, sempre me ajudou. Ele é um grande amigo, mas profissionalmente não temos relação. Eu acho que ele não tem culpa nessa situação toda, ele não tem", afirmou, para mais tarde dizer: "Não sou situação, sou Ricardo de Moura".

Ricardo deveria ser o candidato de Coaracy, mas retirou a pré-candidatura quando o MP iniciou as investigações contra a cúpula da CBDA, atingindo a ambos. Sergio Silva então foi lançado candidato, numa chapa em que Cyro foi inscrito como conselheiro fiscal.

O ex-nadador, de 56 anos, faz parte de um grupo de Whatsapp formado por ex-medalhistas olímpicos, entre eles Gustavo Borges, Cesar Cielo e Thiago Pereira, que tem se movimentado em busca de soluções para a CBDA, mas não representa o grupo. Os colegas, aliás, nem foram comunicados da candidatura.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.