Topo

Olhar Olímpico

Circuito Mundial de Surfe faz seleção de vôlei se hospedar na 'casa' de Zé Roberto

Demétrio Vecchioli

17/05/2017 04h00

Acostumada a treinar no CT da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em Saquarema, no litoral do Rio, a seleção brasileira feminina terá como sua casa durante cinco semanas o CT da Sportville, em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O local pertence ao técnico da equipe, José Roberto Guimarães, que alugou o espaço à CBV. A entidade argumenta que, com isso, está economizando dinheiro.

"Como está tendo a etapa do Circuito Mundial de Surfe em Saquarema, nós cedemos parte da nossa estrutura para a organização. O Zé (Roberto) fez o mesmo preço que a gente teria de despesa em Saquarema. Mesmo assim, a gente economiza nas passagens, uma vez que grande parte das jogadoras mora em São Paulo. A CBV tem até uma economia. O Zé fez um preço super camarada", garante Radamés Lattari, diretor de seleções da CBV. Ela ainda argumentou que o CT de Saquarema está lotado, com seis seleções de base treinando lá para os respectivos Mundiais da categoria.

O Sportville é um centro de treinamento equipado com estrutura hoteleira e que já serviu às categorias de base do São Paulo e ao Grêmio Barueri. Desde o ano passado, vem sendo utilizado como CT do time de vôlei de Zé Roberto, o Hinodê/Barueri, campeão da Superliga B. As jogadoras moram e treinam no local, que tem ginásio e academia bem equipada.

Desde o dia 1º de maio, o Sportville é a casa da seleção feminina de vôlei. Inicialmente Zé Roberto convocou nove jogadoras, mas o grupo será completado até chegar a 24 atletas no próximo domingo. Elas treinam dois dias seguidos em dois período e depois ganham um dia de descanso. Como a maior parte delas é de São Paulo, as jogadoras poderão passar mais tempo com a família.

O primeiro compromisso da seleção feminina será o 2017 Montreux Volley Masters, tradicional torneio amistoso jogado na Suíça. A competição começa em 6 de junho e o Brasil está no Grupo B, contra Alemanha, Polônia e Tailândia. Só na volta desse torneio, em meados de junho, é que a seleção vai começar a treinar em Saquarema, onde deverá passar o restante da temporada, que se encerra em 10 de setembro, após Grand Prix, Sul-Americano e Copa dos Campeões.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.