Topo

Olhar Olímpico

Papa Francisco agora é faixa preta de taekwondo

Demétrio Vecchioli

15/05/2017 17h35

O papa Francisco é o mais novo faixa preta do taekwondo. E com uma graduação que faz com que qualquer outro praticante da modalidade – exceto o presidente do Comitê Olímpico Internacional – deva se submeter aos seus conhecimentos sobre a arte marcial.

A faixa preta honorária de 10.º dan foi entregue ao sumo pontífice na semana passada pelo presidente da Federação Internacional de Taekwondo (WTF) Chungwon Choue, que foi recebido pelo papa na tradicional cerimônia aberta de quara-feira junto com outras autoridades locais e da Coreia do Sul.

Pouquíssimas pessoas alcançaram a máxima graduação do taekwondo, que costuma ser concedida apenas de forma póstuma aos mestres que moldaram a arte marcial. Mas, como ação de marketing, Choue tem distribuído essa honraria. O primeiro a ganhá-la havia sido o presidente do COI, Thomas Bach.

Para justificar a graduação concedida ao papa, a WTF alegou que o papa é um fã de esporte, por ser torcedor do San Lorenzo, e citou que ele teria demonstrado interesse em uma apresentação de taekwondo durante uma conferência sobre esporte e saúde organizada pelo Vaticano em outubro.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.