Topo

Olhar Olímpico

Rebeca e Zanetti ganham ouro na Copa do Mundo de Ginástica; Flavinha leva bronze

Demétrio Vecchioli

13/05/2017 11h30

Reprodução/SporTV

Sob novo comando, a seleção brasileira feminina de ginástica artística começou bem a temporada internacional. Neste sábado, Rebeca Andrade ganhou a medalha de ouro no salto na etapa da Eslovênia da Copa do Mundo, em Koper, enquanto Flávia Saraiva levou o bronze nas barras assimétricas. No masculino, Arthur Zanetti fez boa apresentação e garantiu mais um ouro nas argolas.

No início da temporada, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) deu a Marcos Goto, técnico de Zanetti, o comando tanto da seleção masculina (cargo que ele já exerceu na reta final de preparação para a Olimpíada) quanto na feminina, substituindo Georgette Vidor. E ele chegou ao cargo prometendo tirar ao máximo da talentosa geração de meninas da ginástica brasileira.

Neste sábado, uma boa mostra disso. Rebeca teve média 14,600 na soma das suas duas apresentações no solo e deixou para trás Boglarka Devai, da Bulgária, com 14,150, e Teja Belak, da Eslovênia, com 14,025. Depois, nas barras assimétricas, prova que sempre foi o calcanhar de Aquiles da ginástica brasileira, Flávia Saraiva ganhou o bronze. Ela teve nota 13,400 e foi superada por Larissa Iordache, da Romênia, com 13,800, e Elisabeth Black, com a mesma nota, mas a medalha de prata.

Já na final das argolas, não teve para ninguém. Arthur Zanetti fez uma apresentação de bom nível técnico em sua primeira competição depois da prata olímpica e ganhou ouro com nota 14,850. Vale ressaltar que, com a mudança no código internacional, as notas de 2017 não podem ser compradas com às de 2016. Assim, a régua é o Campeonato Europeu, onde o campeão olímpico Eleftherios Petrounias ganhou o ouro com 15,433. Com a nota deste sábado, Zanetti seria apenas quinto colocado no Europeu.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.