Topo

Olhar Olímpico

Filho de Gustavo Borges segue passos do pai e vai ao 1º Mundial

Demétrio Vecchioli

13/05/2017 04h00

Neste caso, é quase impossível evitar o velho clichê: "Filho de peixe, peixinho é". Aos 17 anos, Luiz Gustavo Borges carrega no nome o currículo do pai, mas está trilhando seu caminho por seus próprios méritos. Nesta sexta-feira, ele foi convocado para disputar o seu primeiro Campeonato Mundial de Natação, ainda na categoria júnior.

Luiz Gustavo, que fará 18 anos na semana que vem, ganhou uma vaga na seleção júnior que vai ao Mundial de Indianápolis (EUA), em agosto, depois que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) decidiu ampliar de oito para 16 o número de convocados. A situação é idêntica à dos adultos: feitas as contas, notou-se que haveria como bancar mais gente.

Dono do 12.º melhor índice técnico, Luiz Gustavo foi convocado para nadar os 50m livre.No sábado passado, ele foi o melhor júnior do Troféu Maria Lenk nos 50m livre, terminando na 11.ª colocação, com o tempo de 22s87. Colocou 26 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Rodolfo Marka Fraga, da mesma idade, e também convocado para o Mundial.

Luiz Gustavo, que também atende pelo sobrenome Franco, é filho da relação de Gustavo Borges com a também nadadora Bárbara Franco, espanhola. Ele nasceu nos Estados Unidos, mas, entre as três nacionalidades, escolheu defender o Brasil. Ainda que tenha feito o ensino médio nos EUA e vá cursar lá a Universidade de Michigan (a mesma do pai), ele desde pequeno defende o Pinheiros (também mesmo clube do pai).

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.