Topo

Olhar Olímpico

Após levar pancada, Joanna Maranhão abandona seletiva para o Mundial

Demétrio Vecchioli

13/05/2017 11h33

Testando uma possível migração das piscinas para as águas abertas, Joanna Maranhão participou neste sábado da sua primeira seletiva nas maratonas aquáticas. E sentiu na pele uma das principais diferenças entre as duas modalidades: o contato físico. Depois de levar o que descreveu como "porrada" no ouvido esquerdo, ela resolveu abandonar a seletiva nacional dos 5km para o Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste.

Joanna já está garantida no Mundial de julho na natação, depois de fazer um Troféu Maria Lenk primoroso, com direito a recorde sul-americano nos 200m borboleta e nacional nos 400m livre. Agora atleta da Unisanta, de Santos, porém, ela também resolveu tentar a vaga nas maratona aquáticas – os dois eventos no Mundial não são concomitantes.

Em Foz do Iguaçu (PR), ela estava nadando em terceiro quando abandonou. "Pense na porrada que levei no ouvido na primeira volta dos 5km. Parei, aparentemente machuquei o tímpano esquerdo. Preciso aprender a me proteger um pouco mais, espero que não tenha sido nada sério", contou no Twitter. Joanna, porém, lembrou que esses choques são parte da modalidade, "sem maldade".

Sem Joanna, a seletiva foi vencida por Ana Marcela Cunha, que já tinha vencido nos 10km, na quinta-feira. O segundo lugar ficou com Betina Lorscheitter, que ganhou a disputa direta com a companheira de clube no Grêmio Náutico União (GNU) Viviane Jungblut, que por sua vez havia ganhado a segunda vaga nos 10km, distância olímpica. Elas serão as três representantes do Brasil no Mundial.

Apesar de estar inscrita, Poliana Okimoto não apareceu para nadar. Ela ficou em terceiro na seletiva dos 10km e, assim, está fora do Mundial. Esta será a primeira vez que ela não vai à competição. Poliana estreou nas águas abertas em 2005 e foi ao seu primeiro Mundial em 2006, ganhando duas medalhas de prata.

O Mundial de Budapeste será apenas o terceiro da história sem Poliana. Antes de ela surgir, só foram realizadas duas edições de Mundiais de Maratonas Aquáticas, em 2000 (o blog não encontrou os resultados) e em 2002, quando as brasileiras ficaram nas últimas colocações.  Já Ana Marcela vai para o nono Mundial, depois de também estrear no de 2006.

No masculino, o resultado da seletiva dos 5km foi idêntico ao dos 10km: Allan do Carmo em primeiro e Fernando Ponte, outro do GNU, ficando com a segunda vaga.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.