Topo

Olhar Olímpico

Após 33 anos tentando, cavaleiro finalmente vence maior evento do hipismo

Demétrio Vecchioli

12/05/2017 16h00

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. O ditado popular poucas vezes fez tanto sentido no esporte quanto agora, depois da vitória do neozelandês Andrew Nicholson no tradicional Badminton Horse Trails, evento mais importante do calendário do Hipismo CCE, disputado na Inglaterra. O veterano de 55 anos estava tentando essa conquista há 33 anos.

De acordo com diversos sites especializados, no total Nicholson disputou o evento de Badminton (que é uma cidade da Inglaterra, além de ser um esporte que nada tem a ver com hipismo) em 37 oportunidades até finalmente vencê-lo. Antes, o neozelandês ganhou três medalhas olímpicas por equipes (1992, 1996 e 2012) e outras três em Campeonatos Mundiais, sendo uma delas, de 1990, de ouro.

Agora, o título em Badminton veio menos de dois meses de Nicholson escapar de uma tragédia. Em agosto de 2015, ele sofreu uma queda do cavalo e por muito pouco não ficou paraplégico. Ele precisou passar por uma cirurgia delicada no joelho, de mais de oito horas, e demorou a conseguir voltar à competições.

O CCE é a modalidade do hipismo que tem provas de adestramento, cross country e saltos, premiando o "conjunto mais completo". Vencer Badminton é uma grande conquista esportiva, mas também financeira. O prêmio do campeão foi 100 mil libras – R$ 400 mil.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.