Topo

Olhar Olímpico

Cielo faz sexto tempo do mundo nos 50m livre, mas é superado por Fratus

Demétrio Vecchioli

06/05/2017 11h17

Satiro Sodré/SSPress/CDA

Cesar Cielo fez o segundo melhor tempo das eliminatórias dos 50m livre do Troféu Maria Lenk, na manhã deste sábado, no último dia de competições. Pouco mais de um ano depois da frustração de não se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio, ele voltou a quebrar a barreira dos 22 segundos e nadou a distância em 21s87, sendo superado apenas por Bruno Fratus, que fez 21s83. É um resultado melhor do que da seletiva olímpica do ano passado, quando Cielo marcou 21s91.

Ainda que as marcas sejam boas do ponto de vista global (Fratus é o quinto e Cielo o sexto do mundo), elas ainda não servem para colocá-los na lista de convocação do Mundial.

A CBDA só garantiu a convocação dos oito melhores índices técnicos na soma do Open, em novembro do ano passado, e do Maria Lenk. Os resultados de Cielo e Fratus valem 874 e 878 pontos nessa tabela, que é determinada a partir do recorde mundial do próprio Cielo.

Hoje, a oitava posição na lista da CBDA é dividida por Guilherme Guido (100m costas) e Brandonn Almeida (400m medley), com 900 pontos, exatamente como havia previsto o blog na terça. Para alcançar 902 pontos nos 50m livre, Fratus e Cielo terão que nadar a final em 21s64 à noite.

Os dois, porém, têm respectivamente o terceiro e o quarto tempos dos 100m livre. Se eles confirmarem os melhores tempos dos 50m (Ítalo Duarte fez 22s08 pela manhã e é o maior concorrente), a CBDA tem tudo para matar dois coelhos com uma cajadada só. Convocando os dois, tem dois representantes nos 50m livre no Mundial candidatos à medalha e ainda forma um revezamento 4x100m livre fortíssimo com Marcelo Chierighini e Gabriel Souza. No dia 11 de maio, quarta-feira que vem, ela decidirá quantas vagas extras vai abrir. A decisão passa pela previsão orçamentária.

Antes, na versão feminina da prova, Etiene Medeiros foi a mais rápida das eliminatórias, com 24s78. A marca dá a ela 878 pontos na tabela de índices técnicos da Fina e também é insuficiente para colocá-la entre as oito classificados para o Mundial. À noite, ela precisa de pelo menos 24s56.

Etiene, porém, ainda tem a seu favor a ótima marca que fez nos 50m costas (940 pontos), que não é prova olímpica e, por isso, não vale como critério de definição dos oito convocados. Porém, se a CBDA chamar mais atletas, já avisou que levará em consideração essas provas. Até porque, Etiene é a sexta do ranking e atual vice-campeã mundial.

Assim, os favoritos para as vagas extras, hoje, seriam Nicholas Santos (segundo melhor tempo da história nos 50m borboleta), Etiene (50m costas e 50m livre), Bruno Fratus (50m livre e 4x100m livre) e Cesar Cielo (50m livre e 4x100m livre). Joanna Maranhão (400m medley) e Manuella Lyrio (200m livre) são as próximas da lista.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.