Topo

Olhar Olímpico

Aos 37 anos, Nicholas Santos faz melhor tempo do mundo nos 50m borboleta

Demétrio Vecchioli

05/05/2017 11h31

Nicholas Santos. Crédito: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A idade parece não chegar para Nicholas Santos. O nadador da Unisanta, de 37 anos, fez nesta sexta-feira o melhor tempo do mundo no ano nos 50m borboleta, prova que não é olímpica. Nas eliminatórias do Troféu Maria Lenk, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio, Nicholas completou a distâncias em 22s80, se igualando ao britânico Benjamin Proud.

Nicholas já ocupava o segundo lugar do ranking mundial de 2017, com 23s01, marca que ele havia feito em uma "Tomada de Tempo" na piscina do Pinheiros, em São Paulo, no último dia 14. Agora, ele e Proud são seguidos por Henrique Martins, que também quebrou a barreira dos 23s e nadou as eliminatórias em 22s98.

Cesar Cielo, que é bicampeão mundial dos 50m borboleta (2011 e 2013), fez apenas o quinto tempo da manhã: 23s67, suficiente para colocá-lo na final, que será disputada à noite – nesta sexta-feira, as finais do Maria Lenk terão transmissão do SporTV.

Com o excelente tempo das eliminatórias, Nicholas Santos vira o primeiro da lista de espera por uma vaga no Mundial. A CBDA definiu que vai convocar os oito melhores índices técnicos em provas olímpicas, mas, no dia 11 de maio, vai discutir se convoca mais atletas para ir a Budapeste. Aí, nessas vagas extras, valem marcas feitas nas provas não-olímpicas, uma vez que elas podem render medalha para o Brasil no Mundial – e, consequentemente, exposição do patrocinador.

Por enquanto, é bom lembrar, Cesar Cielo está fora do Mundial. Ele foi terceiro colocado nos 100m livre, na quinta, e volta a nadar amanhã nos 50m, quando precisa, no mínimo, fazer o quarto melhor tempo do mundo para entrar entre os oito convocados. Com a quarta melhor marca dos 100m livre, também poderá ser convocado se o revezamento 4x100m livre do Brasil for ao Mundial.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.