Topo

Olhar Olímpico

Em uma noite, Maria Lenk coloca 5 brasileiros no Top 5 do ranking mundial

Demétrio Vecchioli

04/05/2017 19h27

A natação brasileira teve um excelente noite nesta quinta-feira, no Rio. No terceiro dos cinco dias de competições do Troféu Maria Lenk, cinco brasileiros fizeram marcas que os colocam entre os cinco primeiros do ranking mundial de suas respectivas provas.

O resultado mais importante foi de Gabriel Santos, nos 100m livre. Com apenas 21 anos, ele venceu a prova mais nobre natação em 48s11, assumindo o terceiro lugar do ranking mundial. Depois de realizados os campeonatos nacionais da maior parte dos países importantes na natação, ele só está atrás do britânico Duncan Scott (47s90) e do australiano Cameron McEvoy (47s91).

Outra marca expressiva em provas olímpicas veio nos 200m borboleta, com Leonardo de Deus. Ele venceu com 1min54s91, melhor marca da carreira e quarto melhor tempo do mundo em 2017. À frente dele, os japoneses Masato Sakai (1min53s71) e Dalya Seto (1min54s28) e o húngaro Tamas Kenderesl (1min54s89).

Na prova feminina de 200m borboleta, a marca foi importante no cenário regional. Com 2min09s22, Joanna Maranhão bateu o recorde sul-americano da prova, comprovando seu grande momento, aos 30 anos. Ela já havia vencido os 400m livre com recorde brasileiro e os 200m medley.

PROVAS CURTAS – Nas provas de 50 metros nos estilos costas, peito e borboleta, as marcas não valem como tomada de tempo para definir os oito atletas que a CBDA levará para o Mundial de Budapeste. Entretanto, valerão se a entidade decidir ampliar a delegação – o que será definido apenas no dia 11, daqui a uma semana.

Nos 50 costas, Etiene Medeiros ganhou com 27s62 e assumiu o sexto lugar do ranking mundial. Com os 940 pontos que obteve no índice técnico, com certeza ficará com uma vaga no Mundial caso a CBDA amplie o número de convocados.

João Luiz Gomes Júnior foi ainda melhor nos 50m peito. Venceu com 28s63, conseguiu 955 pontos no índice técnico, e ainda assumiu o segundo lugar do ranking mundial. Felipe Lima, com 27s00, é o quinto. Mas ambos deverão ir ao Mundial pelos ótimos tempos que fizeram nos 100m livre, entrando entre os oito convocados.

Nos 50m peito para mulheres, Jhennifer Conceição, de apenas 19 anos, venceu com 30s63 e bateu novo recorde sul-americano. A marca, porém, não deve servir para coloca-la no Mundial. Sua única chance é a CBDA decidir levar o revezamento 4x100m medley feminino.

Já nos 50m costas, Guilherme Guido fez o quarto tempo do mundo: 24s72. A marca vale 919 pontos e ele também está na fila, atrás de Etiene, para ser convocado em caso de vagas extras. A expectativa é que, pelos 50m borboleta, prova que será disputada na sexta, Nicholas Santos e Cesar Cielo também entrem nessa briga.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.