Topo

Olhar Olímpico

Maria Lenk começa com 2 brasileiros fazendo 4º melhor tempo do mundo

Demétrio Vecchioli

02/05/2017 12h25

crise política e financeira da natação brasileira foi deixada de lado na manhã desta terça-feira, quando o Troféu Maria Lenk começou deixando uma boa impressão em termos técnicos. Felipe Lima, nos 100m peito, e Henrique Martins, nos 100m borboleta, fizeram marcas que os colocam entre os quatro primeiros do ranking mundial das respectivas provas, ambos com os melhores tempos da carreira.

Felipe Lima, que não conseguiu vaga nos Jogos Olímpicos do Rio, deu um passo enorme em busca de um lugar no Mundial de Budapeste ao marcar 59s32 nas eliminatórias dos 100m peito, quarta melhor marca da temporada. O tempo equivale, na tabela de índices técnicos, a 957 pontos. Como a CBDA vai convocar os oito melhores índices, a expectativa é que a linha de corte fique em torno de 900 pontos.

Assim, Felipe só deverá ficar fora do Mundial se dois dos seus rivais na prova foram ainda mais rápidos na final, à tarde. Pela manhã, Pedro Cardona marcou 1min00s46, repetindo os 904 pontos do Open. João Luiz Gomes Júnior e Felipe França não forçaram, mas se classificaram à final, quando também devem nadar na casa de 59 segundos.

Mais cedo, nos 100m borboleta, Henrique Martins baixou em 10 segundos sua melhor marca pessoal, ainda da época dos trajes tecnológicos, e foi o mais rápido dos 100m borboleta, com o tempo de 51s57, o que lhe rendeu 902 pontos. Ele também é o quarto do ranking mundial agora.

Entre as mulheres, empate entre Daynara de Paula e Daiene Dias nos 100m borboleta, ambas com 59s18 (846 pontos). Agora no Pinheiros, Jhennifer Conceição fez boa marca nos 100m para os padrões brasileiros – 1min08s66 -, mas isso só vale 823 pontos.

A CBDA só garante a convocação dos oito melhores índices técnicos, mas pode ampliar o número de vagas depois de sentar com os Correios e calcular o dinheiro disponível. Aí, porém, valeriam também as marcas feitas nas provas não olímpicas (50m costas, 50m peito e 50m borboleta). Os resultados das provas de 100m, porém, podem servir para a CBDA convocar revezamentos.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.