Topo

Olhar Olímpico

Martine e Kahena são campeãs na França e mantém invencibilidade após Rio-2016

Demétrio Vecchioli

29/04/2017 10h53

Jesus Renedo / Sailing Energy

Martine Grael e Kahena Kunze faturaram o ouro olímpico da classe 49erFX da vela numa disputa emocionante e, desde então, não deixaram mais o alto do pódio. Neste sábado, elas mantiveram a invencibilidades para faturarem o título da etapa de Hyères, na França, da Copa do Mundo de Vela. Pelo número e pela qualidade das adversárias, esta é a maior conquista das brasileiras neste novo ciclo olímpico.

Antes, elas já haviam vencido a etapa de Miami da Copa do Mundo, bastante esvaziada, em janeiro, e a Copa Brasil de Vela, que serve como campeonato nacional. Em Porto Alegre, não tiveram rivais mulheres, tendo vencido a competição contra os barcos masculinos da 49er.

Já o título de Hyères foi obtido neste sábado após Martine e Kahena completarem a medal race no segundo lugar. Elas terminaram a competição com 44 pontos perdidos, contra 59 do barco alemão. De 12 regatas na fase de classificação, as brasileiras ganharam duas.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.