Topo

Olhar Olímpico

MP abre inquérito por suspeita de fraude em convênio do Ministério do Esporte

Demétrio Vecchioli

24/04/2017 13h27

(Francois Nel/Getty Images)

A 13.ª Promotoria de Justiça do Amazonas, especializada na defesa do patrimônio público, abriu inquérito para investigar o convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL-AM) para levar 66 atletas de jiu-jítsu para um torneio em Abu Dhabi. Diversos dos atletas que seriam beneficiados pelo convênio deixaram de viajar, enquanto que o secretário Fabrício Lima levou a mulher e as filhas – ele afirma que pagou pela viagem delas.

O Inquérito Civil foi apresentado pelo promotor público Leonardo Tupinamba do Valle a partir das denúncias publicadas na semana passada pelo Olhar Olímpico. Há suspeita de superfaturamento e o próprio secretário admitiu que a assessora de imprensa da SEJEL foi apresentada, no convênio firmado com o Ministério do Esporte, como sendo a fisioterapeuta da seleção.

"O Ministério Público precisa estar atento aos gastos realizados com dinheiro público, é necessário ser proativo na defesa dos interesses da coletividade. Ao instaurar o inquérito civil, esta promotoria, sem juízo da valor pré-estabelecido, tem o intuito de averiguar a destinação e o correto cumprimento dos convênios firmados pela Secretaria Estadual de Esportes", comentou o promotor.

___________________________________________

Quer fazer alguma denúncia? Vamos conversar: demetrio.prado@gmail.com

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.